Anta ferida é resgatada ao lado de rodovia em Unaí e levada para recuperação

Animal com lesões graves é socorrido pela Polícia Militar de Meio Ambiente e encaminhado ao Zoológico de Brasília para tratamento.

Por Plox

08/03/2024 15h08 - Atualizado há cerca de 2 meses

Em Unaí, Minas Gerais, uma anta foi encontrada ferida e em situação vulnerável ao lado da rodovia LMG-628, nesta quinta-feira (7 de março). O mamífero, que estava com lesões significativas, chamou a atenção por estar "sentada" próximo ao asfalto, o que mobilizou uma operação de resgate liderada pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

Foto: PMMG/Divulgação

Após o socorro inicial, a anta foi encaminhada à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde recebeu os primeiros socorros. Lá, profissionais da saúde sedaram e medicaram o animal, preparando-o para a transferência ao Zoológico de Brasília, local escolhido para sua recuperação e reabilitação.

O estado de saúde do animal foi estabilizado, e ele agora recebe cuidados contínuos de uma equipe de veterinários e biólogos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do próprio zoológico. Esses profissionais trabalham na avaliação constante do bem-estar e na recuperação da anta, visando seu possível retorno à natureza.

A anta, conhecida por ser o maior mamífero terrestre da América do Sul, enfrenta uma séria ameaça de extinção. Com a capacidade de atingir 2,42 metros de comprimento e pesar até 320 kg, a preservação desse animal é de extrema importância para a biodiversidade da região e do continente.

Destaques