Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Vinho de inverno produzido no Sul de Minas recebe apoio da EPAMIG

Rótulo Caterina, elaborado em Andradas, se aproxima dos vinhos finos e representa inovação na vitivinicultura mineira.

08/03/2025 às 13:06 por Redação Plox

A inovação e a pesquisa aplicada à vitivinicultura resultaram na criação do vinho Caterina, um rótulo produzido a partir da uva Jacquez em Andradas, no Sul de Minas Gerais. A bebida, que se destaca por ser o primeiro vinho de mesa do Brasil elaborado pelo método da colheita de inverno, contou com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).


Imagem Foto: EPAMIG

A técnica da colheita de inverno tem sido explorada nos últimos anos para aprimorar a produção de vinhos finos em diversas regiões do Brasil. No caso do Caterina, os primeiros resultados foram alcançados em 2023, consolidando um processo inovador para a produção de vinhos no país. O projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla da EPAMIG, que conduz pesquisas voltadas para a modernização e resgate histórico-cultural da vitivinicultura familiar no Sul de Minas.


O desenvolvimento do rótulo Caterina integra dois projetos importantes: “Inovação no Setor Vitivinícola do Sul de Minas” e “Fortalecimento e Resgate Histórico-Cultural da Vitivinicultura Familiar”. Ambos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e visam fortalecer a produção vitivinícola em municípios tradicionais, como Andradas e Caldas.


Com aromas de frutas vermelhas, taninos equilibrados e acidez agradável, o vinho Caterina se aproxima dos vinhos finos e representa um marco para a viticultura da região. O nome do rótulo foi escolhido em homenagem à matriarca da família Beloto, uma imigrante italiana que iniciou o cultivo de uvas em Andradas, contribuindo para a tradição vinícola do município.


Compartilhar a notícia

Veja também
Cartão de todos
ECONOMIA

Anderson Franco constrói a maior unidade da rede AmorSaúde e homenageia Mara Vilar

"Estou tendo a oportunidade de externar minha gratidão a ela e à família Vilar”, declarou o empresário

Fora da lista do governo, carne e café seguem com demanda internacional
ECONOMIA

Fora da lista do governo, carne e café seguem com demanda internacional

Ministro Paulo Teixeira afirma que produtos não serão comprados em medida contra tarifa dos EUA por terem escoamento garantido

Combustíveis — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
ECONOMIA

Aumento de impostos eleva preços de combustíveis no início de 2024

Retorno de tributos federais e alta de ICMS impactam custos de diesel, gasolina e gás de cozinha

PL é desafiado por Haddad a apoiar reformas na previdência militar e limitar supersalários
ECONOMIA

PL é desafiado por Haddad a apoiar reformas na previdência militar e limitar supersalários

Ministro da Fazenda propõe união entre PT e PL para aprovar mudanças que visam reduzir privilégios e gastos públicos

para você
Mãe de Eliza Samudio teme por sua vida ao morar perto de Bruno no RJ
ESPORTES

Mãe de Eliza Samudio teme por sua vida ao morar perto de Bruno no RJ

Sônia Moura vive na capital fluminense para acompanhar o neto, Bruninho, e diz sentir medo por estar a menos de 200 km do ex-goleiro condenado pela morte da filha

SAúDE

Vale do Aço concentra mais da metade dos casos de febre oropouche em Minas Gerais

Doença transmitida por mosquitos preocupa autoridades de saúde; sintomas e prevenção são destacados.

Timóteo marca presença em encontro nacional sobre gestão das águas em Vitória
EDUCAçãO

Timóteo marca presença em encontro nacional sobre gestão das águas em Vitória

Município mineiro participa ativamente do ENCOB 2025, realizado em Vitória, e fortalece sua atuação em políticas ambientais

casal
GERAL

Homem trans dá à luz a menina em Minas Gerais

“O sentimento que eu tive desde o começo da gestação, independentemente do fato de que gerei a minha filha, foi de pai"