Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Idoso morre após beber água de coco estragada guardada por um mês

Fruta havia sido mantida fora da geladeira e apresentou fungo raro que causou danos cerebrais graves em dinarmaquês de 69 anos

08/04/2025 às 13:18 por Redação Plox

Um idoso dinarmaquês de 69 anos morreu após ingerir água de coco contaminada, que havia sido armazenada incorretamente por cerca de um mês em temperatura ambiente, sobre a mesa da cozinha.


Imagem Foto: Reprodução

De acordo com a revista científica Emerging Infectious Diseases, a vítima começou a apresentar sintomas apenas três horas após o consumo. O homem teve episódios de suor excessivo, náusea, vômitos, confusão mental, palidez e perda de equilíbrio. A bebida foi ingerida diretamente da fruta com o uso de um canudo, e ele relatou à esposa que o sabor estava estranho. Ao abrir o coco, notou que o interior estava viscoso e com aparência de estragado.


O coco já havia sido previamente descascado, expondo a carne branca na parte superior. Isso facilitou o acesso ao seu interior, permitindo o desenvolvimento de microrganismos. A recomendação para esse tipo de fruta é que, uma vez aberta ou descascada, seja armazenada sob refrigeração entre 4°C e 5°C. A publicação científica alerta que cocos abertos devem ser consumidos em até cinco dias quando mantidos refrigerados, enquanto os inteiros podem durar meses fora da geladeira.


Após o surgimento dos sintomas, o homem foi levado ao hospital, onde os médicos identificaram um inchaço cerebral severo. Apesar do tratamento intensivo para encefalopatia metabólica, ele foi declarado com morte cerebral 26 horas após a internação. A autópsia revelou a presença de fungos crescendo na traqueia do paciente. Exames identificaram o fungo Arthrinium saccharicola no organismo e no coco. Esse microrganismo produz uma toxina altamente nociva, capaz de causar danos graves ao cérebro, resultando na tragédia.


Compartilhar a notícia

Veja também
Anvisa divulga guia para registro de uso emergencial
SAúDE

Anvisa divulga guia para autorização de vacinas contra a Covid-19

Segundo a Anvisa, essa autorização será para o "uso emergencial", e não é o registro sanitário

Pixabay
SAúDE

Uso excessivo de descongestionantes nasais: os riscos que você precisa conhecer

Dependência e complicações graves, como arritmia cardíaca, apontam para a necessidade de supervisão médica

Idosa sendo vacinada
SAúDE

Timóteo vacina com a segunda dose idosos com 78 anos ou mais e trabalhadores da saúde

A vacinação ocorrerá na próxima quarta e quinta-feira

Foto: Reprodução / TV Cabo Branco
SAúDE

Erro médico grave na Paraíba: menina de 6 anos tem perna errada operada

Erro de cirurgia leva ao afastamento de equipe médica e investigações no hospital