Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Justiça tira vaga de candidata negra e dá posse a branca aprovada em 1º lugar

Juiz anula nomeação de cantora negra já atuando na UFBA e determina contratação de candidata com maior nota no concurso de canto lírico

08/04/2025 às 18:52 por Redação Plox

Uma decisão judicial obrigou a Universidade Federal da Bahia (UFBA) a substituir a professora de canto lírico Irma Ferreira pela professora Juliana Franco Nunes. As duas fizeram o teste para a vaga. 


Imagem Foto: Redes Sociais


A justiça acatou o pedido de Juliana Franco, que teve nota superior e, portanto, venceu a Irma Ferreira na disputa. Mas mesmo vencendo, passando no teste em primeiro lugar, a universidade a desclassificou para a vaga, porque ela é uma pessoa branca e a segunda colocada, Irma Ferreira, que é negra, tinha assumido o posto. As regras, segundo a universidade, seguiram de acordo com as políticas de cotas raciais. 


O caso, decidido pelo juiz Cristiano Miranda de Santana, da 10ª Vara Federal Cível da Bahia, em 17 de dezembro de 2024, veio a público apenas no último domingo por meio de nota oficial da UFBA. A decisão causou forte reação de entidades ligadas grupos de umbanda, candomblé e outras entidades ligadas à cultura negra.


No processo seletivo simplificado para contratação de professores temporários, realizado em 2024, havia apenas uma vaga disponível para a disciplina de canto lírico. A cantora negra Irma Ferreira foi nomeada com base na política de cotas e, como pessoa negra, teve a preferência. No entanto, Juliana Franco Nunes, também candidata à vaga, recorreu à Justiça após obter nota superior (8,40 contra 7,45 de Irma) no resultado divulgado pelo Departamento de Música em 6 de setembro.


Juliana Franco, que é cantora, dubladora e doutora em pedagogia vocal, alegou que, apesar da política de cotas raciais, sua nota mais alta deveria garantir sua nomeação. O juiz concordou com o argumento, destacando que a Lei nº 12.990/2014 prevê a reserva de 20% das vagas para pessoas negras, o que não se aplicaria a um edital com apenas uma vaga.

“Não se mostra lógico, ao menos nesta análise preliminar, que a candidata aprovada em primeiro lugar tenha sido preterida em razão da aplicação de cotas”, afirmou o magistrado em sua decisão.

Irma Ferreira, que faz curso de doutorado em educação musical, já vinha exercendo o cargo. Ela preferiu não conceder entrevistas sobre o assunto, segundo o UOL. Juliana também não respondeu aos contatos da reportagem até o momento. Já seus advogados, Gabriel Manzini e Paulo Cavalcanti, emitiram nota esclarecendo que a ação não é contra as cotas raciais, mas visa garantir a legalidade do processo.




“A decisão judicial, portanto, não representa qualquer oposição à política de cotas, mas sim a estrita observância da legislação vigente”, afirmaram os advogados, acrescentando que “não se pode corrigir uma injustiça por meio da prática de outra”.


A UFBA, por sua vez, recorreu da decisão e o caso está agora sob análise da desembargadora federal Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).


De acordo com a universidade, o entendimento de que a primeira vaga de um edital com apenas uma oportunidade deve ser destinada a cotistas foi adotado desde 2018, após debates com várias entidades.


Segundo a UFBA, a reserva de 20% das vagas para candidatos negros considera o total de vagas do edital, e não se aplica separadamente a cada especialidade. Portanto, em processos com apenas uma vaga, esta pode ser destinada preferencialmente à pessoa negra, como ocorreu no caso de Irma.

A controvérsia neste caso envolvendo legalidade, mérito e a política de cotas raciais ainda pode estar longe de um desfecho definitivo, mas já repercute nacionalmente e promete levantar novos debates sobre o tema. Além das entidades que defenderam a preferência para a cantora negra, nas redes sociais existem também opiniões contrárias:  "Isso é um absurdo: a pessoa se esforça a vida toda, passa em primeiro lugar, vence a disputa, mas a outra, que perdeu, toma a vaga dela. Isso é justo?", questionou um internauta.


Compartilhar a notícia

Veja também
Arquivo Agência Brasil
EDUCAçãO

Recuperação da defasagem educacional causada pela pandemia é possível, aponta pesquisa

“O que os resultados indicam é que, provavelmente, as ações da rede de educação de Sobral foram importantes para mitigar os efeitos da pandemia e acelerar o ritmo de desenvolvimento dessas crianças”.

EDUCAçãO

Desempenho em matemática coloca Brasil entre os últimos em ranking internacional

Avaliação internacional aponta que 51% dos alunos brasileiros do 4º ano não atingem conhecimentos básicos

Senac
EDUCAçãO

Senac no Vale do Aço oferece 16 cursos gratuitos para a população; saiba quais

Os cursos são voltados para trabalhadores do comércio e pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos

APAE de Timóteo recebe ônibus adaptado com acessibilidade
EDUCAçãO

APAE de Timóteo recebe ônibus adaptado com acessibilidade

Veículo reformado amplia segurança e conforto de alunos com deficiência; investimento teve economia de 50%

para você
EMPREGO

Desemprego no Brasil cai para 6,6% em 2024, menor taxa desde 2012

Número de desocupados recua 13,2%, com 1,1 milhão a menos em relação a 2023

Marcelo Casal Agência Brasil
POLíTICA

Governo Federal anuncia "Enem dos Concursos" com 6,6 Mil vagas em órgãos federais

Editais divulgados para concurso unificado oferecem oportunidades em diversas áreas temáticas

vacinação
SAúDE

Timóteo vacina nesta terça-feira trabalhadores da Educação com idade entre 18 e 59 anos

Os usuários deverão estar atentos às normas de segurança, como o uso de máscara e distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre as pessoa

Ney-Matogrosso
FAMOSOS

Ney Matogrosso divulga nude sem querer e apaga do Instagram

Artista confirmou o conteúdo da foto que rendeu centenas de comentários