Ipatinga vence etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Educação Empreendedora
Município foi premiado com a iniciativa “Feira Empreendedores do Futuro” e avança para a etapa nacional, em maio, em Brasília
08/04/2026 às 14:55por Redação Plox
08/04/2026 às 14:55
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Ipatinga conquistou o primeiro lugar na etapa estadual da XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), na categoria Educação Empreendedora. A premiação foi entregue nesta terça-feira (7), em Belo Horizonte, e destacou o município entre mais de 360 projetos inscritos em Minas Gerais.
Foto: Divulgação
A iniciativa vencedora, “Feira Empreendedores do Futuro”, integra uma política pública que leva o empreendedorismo para as escolas da rede municipal, com foco na formação de crianças e jovens para os desafios do futuro.
Foto: Divulgação
Projeto de Ipatinga se destaca em disputa estadual
O PSPE é realizado em etapas. Primeiro, os projetos passam por avaliação em nível estadual, quando são escolhidos finalistas e vencedores de cada categoria. Nesta edição, foram 362 projetos inscritos, de 248 municípios mineiros. Ao fim da seleção, 27 iniciativas, de 19 cidades, chegaram à fase final.
Com a vitória na etapa estadual, Ipatinga segue agora para a fase nacional, quando concorre com projetos de todo o país.
Foto: Divulgação
Ensino de empreendedorismo nas escolas é política desde 2022
No município, o projeto faz parte de uma política adotada desde 2022, quando Ipatinga instituiu, por meio de legislação própria, o ensino do empreendedorismo como tema transversal nas escolas — ou seja, sem ficar restrito a uma disciplina específica.
A proposta busca estimular habilidades como autonomia, criatividade, protagonismo e resolução de problemas entre crianças e adolescentes.
Reconhecimento e impacto no cotidiano escolar
Para o prefeito Gustavo Nunes, a premiação reforça a escolha por investir em uma educação alinhada ao futuro.
Receber esse prêmio em nome de Ipatinga é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento de um trabalho sério, que acredita na educação como caminho para transformar vidas e abrir oportunidades para as novas gerações
Gustavo Nunes
A secretária municipal de Educação, Fernanda Reis, destacou o reflexo da iniciativa no dia a dia das escolas, ao aproximar os alunos da prática e do desenvolvimento de ideias.
Considerada o ponto alto dessa política pública, a Feira Empreendedores do Futuro reúne projetos criados pelos próprios estudantes, que aplicam conceitos de empreendedorismo de forma criativa e conectada com a realidade.
Município segue para a etapa nacional em Brasília
Com o primeiro lugar em Minas Gerais, Ipatinga avança para a etapa nacional do prêmio, marcada para 18 de maio, em Brasília.