Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STF encerra inquérito sobre suposta propina de Kassab

Ministro Alexandre de Moraes arquiva investigação após manifestação da PGR, encerrando acusações ligadas ao Grupo J&F

08/06/2025 às 12:15 por Redação Plox

Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrou oficialmente o inquérito que investigava Gilberto Kassab, presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), por suspeita de envolvimento em um esquema de propinas. A medida atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou favorável ao arquivamento.


Imagem Foto: STF

A investigação havia sido iniciada com base em um acordo de colaboração entre o Ministério Público Federal (MPF) e os empresários Wesley Batista e Ricardo Saud, ligados ao Grupo J&F. As delações apontavam Kassab como destinatário de vantagens financeiras indevidas, supostamente entregues durante o período eleitoral de 2014.


Segundo os autos, uma das suspeitas envolvia o recebimento de R$ 350 mil, montante que teria sido repassado por meio de notas fiscais fraudulentas emitidas pela empresa Yape Consultoria e Debates Ltda. Além disso, o inquérito mencionava um valor muito superior — R$ 28 milhões — que, conforme depoimento de Ricardo Saud, teria sido pago pela JBS para assegurar o apoio político do PSD ao Partido dos Trabalhadores nas eleições presidenciais daquele ano.


Gilberto Kassab era acusado de praticar atos tipificados como crimes nos artigos 317 do Código Penal e 350 do Código Eleitoral, como o recebimento de vantagens indevidas e fornecimento de informações falsas com objetivos eleitorais.


"Assim, tendo o Ministério Público requerido o arquivamento no prazo legal, não cabe ação privada subsidiária, ou a título originário\

, afirmou Moraes em sua decisão, selando o encerramento do caso.

Kassab, que já ocupou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, atualmente exerce a função de secretário de governo no Estado de São Paulo, cargo considerado o mais influente abaixo apenas do governador Tarcísio de Freitas.


O caso atraiu atenção por envolver personagens centrais da política e grandes grupos empresariais, mas, com a decisão de Moraes e a anuência da PGR, o processo agora se encontra oficialmente arquivado.


O nome de Kassab chegou a ser ligado em outros momentos ao pedido de arquivamento, que vinha sendo articulado por sua defesa. A movimentação da PGR e a resposta rápida do STF encerram um capítulo que há anos vinha se desenrolando nos bastidores da política nacional.


Compartilhar a notícia

Veja também
Flávio Dino vence ação contra hospital e doa indenização pela morte do filho
POLíTICA

Flávio Dino vence ação contra hospital e doa indenização pela morte do filho

Após mais de uma década de disputas judiciais, STF confirma responsabilidade do Hospital Santa Lúcia em falhas no atendimento que levaram à morte de Marcelo Dino

Lula discute acordo Mercosul-UE com líder europeia em meio a crise global
POLíTICA

Lula discute acordo Mercosul-UE com líder europeia em meio a crise global

Presidente brasileiro conversa com Ursula von der Leyen sobre desafios do comércio internacional e mudanças climáticas

Indústria de bebidas é convocada após onda de intoxicações por metanol
POLíTICA

Indústria de bebidas é convocada após onda de intoxicações por metanol

Reunião entre governo e setor de bebidas tenta conter crise causada por adulteração alcoólica que já soma dezenas de vítimas

STF monta esquema especial de segurança durante motociata com Bolsonaro
POLíTICA

STF monta esquema especial de segurança durante motociata com Bolsonaro

Praça dos Três Poderes é cercada e policiamento é reforçado diante de manifestação liderada pelo ex-presidente em Brasília