Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Veleiro com ativistas é interceptado por Israel próximo à Faixa de Gaza

Após ação militar israelense em alto-mar, ainda não há notícias sobre o brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg

09/06/2025 às 01:51 por Redação Plox

Em um cenário tenso no mar Mediterrâneo, forças de Israel interceptaram o veleiro 'Madleen' enquanto ele navegava em águas internacionais nas proximidades da Faixa de Gaza. A embarcação, que transportava 12 ativistas de diversas nacionalidades, foi surpreendida por quatro navios não identificados e por drones que teriam lançado substâncias químicas sobre o grupo.


Imagem Foto: Reprodução

Desde então, o paradeiro dos tripulantes é incerto. Entre os ocupantes do veleiro estavam o brasiliense Thiago Ávila e a ativista ambiental sueca Greta Thunberg. Ambos haviam feito contato com a imprensa momentos antes da interceptação, relatando preocupação com a movimentação de embarcações ao redor.


A Coalizão da Flotilha da Liberdade, responsável pela missão do 'Madleen', confirmou que a ativista alemã Yasemin Acar foi detida pelas forças israelenses. Em um vídeo divulgado pela coalizão nas redes sociais, Yasemin se apresenta e afirma:
“Meu nome é Yasemin Acar, sou da Alemanha. Se vocês estão vendo esse vídeo, fomos interceptados no mar e sequestrados pelas forças de ocupação de Israel”

Uma das últimas imagens do grupo foi compartilhada em um canal no Telegram às 2h02 (horário local). Pouco antes disso, Thiago Ávila gravou um vídeo alertando sobre o ataque. No registro, ele declara: “Todos, estamos sob ataque; soem o alarme; estão lançando substâncias e objetos sobre nós”. A tentativa de contato posterior com Thiago não obteve sucesso, sendo a ligação recusada.


A situação continua incerta, e até o momento não há atualizações sobre a condição de saúde dos demais ocupantes da embarcação. A comunidade internacional e grupos humanitários acompanham o caso de perto enquanto aguardam esclarecimentos sobre o destino dos ativistas a bordo do 'Madleen'.


Compartilhar a notícia

Veja também
Fiscalização-Ambiental.jpg
GERAL

Seminário debate funções de fiscais de obras e meio ambiente no Vale do Aço

Nos dois dias foram discutidas as alterações nos procedimentos administrativos de fiscalização

Adote um Herói: Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais
GERAL

Adote um Herói: Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais

Campanha 'Adote um Herói' promove a adoção de cães que serviram à Polícia Civil de Minas e agora precisam de uma família

Agência Brasil
GERAL

Mega-Sena acumula novamente e próximo concurso deve pagar R$ 33 milhões

Próximo sorteio será no sábado

Ex-colega revela isolamento político de acusado pela morte de Charlie Kirk
GERAL

Ex-colega revela isolamento político de acusado pela morte de Charlie Kirk

Tyler Robinson, preso em Utah, era visto como o único de esquerda em uma família ligada ao conservadorismo

para você
INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimos de incapazes
POLíTICA

INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimos de incapazes

Nova norma invalida flexibilização anterior e reforça necessidade de decisão judicial para operações de crédito consignado

f-2.jpg
ESPORTES

Acidente mata piloto francês em grande prêmio na Bélgica

Hubert fazia parte da academia de pilotos da Renault-FRA e era considerado pela equipe uma promessa do automobilismo

ibge
EMPREGO

IBGE abre vagas em Minas Gerais com salário de até R$ 2.100,00

Inscrições para oportunidades no Censo 2021 vão até semana que vem

AGÊNCIA BRASIL
SAúDE

Aumento de casos de VSR e Influenza preocupa Brasil

Especialistas destacam diferenças importantes entre os dois vírus que afetam diversas faixas etárias