TSE suspende, por liminar, divulgação de pesquisa sobre queda de Flávio Bolsonaro

Decisão do ministro Kassio Nunes Marques atendeu a representação do PL contra o levantamento AtlasIntel/Bloomberg publicado em 19 de maio; a liminar também exige documentação técnica complementar e aguarda manifestação do Ministério Público Eleitoral.

08/06/2026 às 13:36 por Redação Plox

Chequei fontes abertas: a decisão foi reportada pelo Metrópoles; o relatório da AtlasIntel/Bloomberg confirma metodologia, amostra, período e registro no TSE; e o próprio TSE confirma Nunes Marques como presidente da Corte. Não localizei, até aqui, a íntegra oficial da liminar no site do TSE. ([Metrópoles][1])

TSE suspende, por liminar, divulgação de pesquisa sobre queda de Flávio Bolsonaro

Foto: Lula Marques/Agência Brasil


TSE suspende pesquisa AtlasIntel/Bloomberg

**TSE suspende pesquisa AtlasIntel/Bloomberg que apontou queda de Flávio Bolsonaro**

**Nunes Marques viu indícios de possível indução no questionário; instituto terá de apresentar documentos sobre a metodologia**

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, em decisão liminar, a divulgação da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg publicada em 19 de maio, que apontou queda do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, nas intenções de voto.

A decisão foi tomada pelo ministro Kassio Nunes Marques, presidente do TSE e relator do caso, ao analisar uma representação apresentada pelo Partido Liberal (PL). A legenda alegou que o questionário utilizado no levantamento teria sido construído de forma a induzir respostas negativas contra Flávio Bolsonaro, especialmente por associar o senador ao empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Segundo a decisão

Segundo a decisão, conforme divulgado pelo Metrópoles, há indícios preliminares de possível comprometimento da metodologia da pesquisa. Nunes Marques apontou suspeita de indução do eleitor e citou, entre os pontos questionados, o uso de áudio relacionado a uma investigação dentro do levantamento.

A liminar determina a suspensão da divulgação, do impulsionamento, da republicação e da manutenção da pesquisa nos canais oficiais da AtlasIntel. O ministro também determinou que o instituto apresente documentação técnica complementar para demonstrar a regularidade da metodologia, principalmente em relação ao uso do áudio. O Ministério Público Eleitoral deverá se manifestar no processo.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg ouviu 5.032 pessoas entre 13 e 18 de maio, por recrutamento digital aleatório, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-06939/2026. No cenário de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o relatório mostrou Lula com 48,9% e Flávio com 41,8%.

Na sondagem anterior, divulgada em abril, os dois apareciam tecnicamente empatados no mesmo cenário, com Flávio numericamente à frente, com 47,8%, contra 47,5% de Lula. A decisão de Nunes Marques ainda deverá ser submetida a referendo, enquanto a AtlasIntel apresenta os documentos solicitados e o Ministério Público Eleitoral se manifesta.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a