Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Servidores públicos de Ipatinga decidem suspender greve

O sindicato espera que o reajuste seja feito em 3%, porcentagem mínima pedida pela categoria

08/07/2021 às 15:57 por Redação Plox

Após uma reunião entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserp) e os servidores públicos que estavam de greve, na noite dessa quarta-feira (7), ficou decidido que a categoria vai suspender o movimento. 

Em contato com a presidente do sindicato, Marcione Menezes de Andrade, ela explicou que a administração municipal deve fazer ainda hoje um documento que vai conter as informações sobre um possível reajuste cobrado pela classe. O sindicato espera que o reajuste seja feito em 3%, porcentagem mínima pedida pela categoria.

A reportagem procurou a prefeitura para um posicionamento e a assessoria informou que não existe uma informação oficial até o momento. 

Foto: Marcelo Augusto/PLOX

 

ENTENDA

No dia 14 de junho, a categoria entrou em greve reivindicando a recomposição salarial, além da recomposição das perdas dos auxílios vale alimentação e vale lanche, que estão congelados desde 2014.

No dia 21, uma reunião foi realizada entre representantes do sindicato e secretários do Executivo, mas ainda de acordo com a presidente do entidade, a administração não chegou a apresentar proposta de reajuste.

No dia 24, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais expediu uma decisão que declarava ilegal a greve. “No tocante à probabilidade do direito, os autos comprovam, ao menos neste momento processual de cognição sumária, que a deflagração do movimento grevista se deu de forma aparentemente ilícita, já que não informado o percentual mínimo do quantitativo de servidores e quais as atividades seriam mantidas, requisito obrigatório para o exercício de greve em serviço público essencial.”, dizia o documento.

Ainda de acordo com a decisão, a paralisação ocorreu de forma completa em alguns setores, em evidente prejuízo da população, algo que não poderia estar sendo feito. Por essas razões, a justiça decidiu de forma urgente, suspender a greve deflagrada, sob pena de multa diária de R$1.000,00 (um mil reais), limitada a R$100.000,00 (cem mil reais).

Contudo, em entrevista ao Plox na última terça-feira (6), o Sintiserpi disse que manteria a greve. A presidente havia informado que teve acesso à decisão no último dia 28. “A liminar foi concedida apenas em falácias sem prova da administração municipal”, enfatizou.

Segundo ela, a categoria recorreu da decisão e decidiu manter a greve. “Se o prefeito não tem condições de conceder a reposição da inflação, que é direito, ele não deve aumentar mais cargos na prefeitura, nem conceder benefício de ganho real aos procuradores municipais, que já ganham altos salários”, declarou. 

Marcione Menezes Andrade, presidente Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserp). Foto: Marcelo Augusto/PLOX
 

 

“Estamos perdendo um mês de pagamento, corroído pela inflação. Os municípios vizinhos já fizeram a reposição, os números do portal de transparência demonstram que há possibilidade, o que falta é boa vontade por parte da administração municipal. Sendo assim, os servidores não aceitaram interromper a greve”, afirmou a presidente na semana passada. 

Segundo os representantes do sindicato, a exigência na manifestação se baseia na lei complementar 173/2020, que impede eventual ganho real, mas não veda a recomposição inflacionária no funcionalismo público. 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Grendene
GERAL

50 anos de Grendene: da produção de embalagens para garrafões de vinho à maior exportadora de calçados do Brasil

Rumo ao futuro, grupo calçadista brasileiro se mantém empenhado em ações com foco em transformação digital e sustentabilidade

Bolsonaro 3 - agencia brasil.jpg
GERAL

Bolsonaro deve vir à Ipatinga para retomada do Alto-Forno 1

Evento na Usiminas também deverá contar com a presença do governador Romeu Zema

Foto: Reprodução/ Instagram
GERAL

Tragédia em Porto Feliz: jovem perde a vida após cirurgia de extração de dente do siso

O acontecimento causou grande repercussão nas redes sociais e foi recentemente destaque no programa de TV Fantástico, da Rede Globo.

Foto; Faccebok
GERAL

Menino de 11 anos hospitalizado em Goiás após ingestão forçada pela madrasta de lagartixa

Incidente em Formosa Leva a Investigação Policial; Criança Sofre Grave Infecção Intestinal