Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Câmara de BH aprova moção que declara Alexandre de Moraes persona non grata

Vereadores aprovam moção de repúdio contra ministro do STF, citando Lei Magnitsky e gesto em estádio; proposta de apoio foi rejeitada

08/09/2025 às 22:06 por Redação Plox

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou nesta segunda-feira (8) uma moção de repúdio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O texto, apresentado pelo vereador Pablo Almeida (PL), declara o magistrado persona non grata na capital mineira. A votação ocorreu de forma simbólica.


Segundo o autor da Moção 139/2025, a medida se baseia na decisão do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, de aplicar sanções a Moraes por meio da chamada Lei Magnitsky. Essa legislação norte-americana prevê bloqueio de bens e contas, além de proibir a entrada no país de pessoas acusadas de violações de direitos humanos ou corrupção. No caso do ministro, as acusações envolvem censura, prisões arbitrárias e processos de cunho político.


Imagem Foto: Luiz Silveira/STF

 “A aplicação dessa legislação, por parte do governo dos Estados Unidos, a um magistrado brasileiro, deve ser encarada com seriedade, prudência e responsabilidade institucional”, defendeu Pablo Almeida.


O documento também cita um episódio em julho, quando Alexandre de Moraes teria feito um gesto obsceno para a torcida durante uma partida de futebol na Neo Química Arena, em São Paulo, após ser vaiado.


Logo após a aprovação da moção de repúdio, os vereadores rejeitaram, também em votação simbólica, uma proposta de apoio ao ministro apresentada por Pedro Rousseff (PT). O parlamentar justificou seu texto destacando a decisão de Moraes de decretar prisão domiciliar para Jair Bolsonaro em 4 de agosto, classificando a medida como essencial para a defesa da democracia.


“A decisão do ministro Alexandre de Moraes, além de tecnicamente fundamentada, envia uma mensagem clara de que a democracia brasileira não será refém de práticas golpistas nem de abusos travestidos de liberdade de expressão. Em tempos de desinformação e tentativas de corrosão institucional, o Judiciário deve ser firme na defesa da Constituição, da legalidade e da ordem democrática”, afirmou o parlamentar na justificativa.


Apesar da tentativa do colega de partido, Pedro Patrus (PT), de retirar a proposta de pauta, o pedido foi derrotado em plenário.


Normalmente, moções são apenas registradas sem votação, mas, neste caso, tanto a de repúdio quanto a de apoio foram impugnadas, o que levou à apreciação direta pelo Plenário.


Imagem Foto: STF

Compartilhar a notícia

Veja também
Zema comemora avanço de PL que equipara facções a terrorismo
POLíTICA

Zema comemora avanço de PL que equipara facções a terrorismo

Governador de Minas elogia aprovação de urgência do projeto que altera Lei Antiterrorismo e pode ir direto ao Plenário

POLíTICA

Márcio França afirma que MDB não apoiará Lula em 2026

Ministro aponta alianças do MDB em São Paulo e diz que partido está próximo da oposição

randolfe
POLíTICA

Mudança no cenário político: Randolfe Rodrigues deixa a Rede Sustentabilidade

Senador expressa descontentamento e busca novo rumo na política

Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga é nomeado em homenagem a Sérgio Leite
POLíTICA

Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga é nomeado em homenagem a Sérgio Leite

Cerimônia marca reconhecimento à trajetória do ex-presidente da Usiminas, que teve papel decisivo no enfrentamento à pandemia

para você
ECONOMIA

Dívida pública federal alcança R$ 7,2 trilhões em novembro, com aumento de 1,85%

Relatório do Tesouro Nacional aponta crescimento nominal da dívida e destaca fatores econômicos que impactaram o cenário interno e externo.

gabi_antes-e-depois_2.jpg
FAMOSOS

Diva Fitness choca seguidores nas redes sociais com foto de seu antes e depois

A Diva Fitness Gabi Lubies revela os segredos de sua surpreendente transformação física ao longo de dois anos e meio de treinos e dedicação

Shows lotados: Ingressos caros não desanimam brasileiros
LAZER

Shows lotados: Ingressos caros não desanimam brasileiros

Cultura de alto custo: O preço de curtir música ao vivo no Brasil

Foto-Elvira-nascimento-UB-(19).jpg
EMPREGO

Paraíso lança processo seletivo com salários de até R$ 12 mil