Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Temer descarta candidatura como vice de Bolsonaro em 2026

Ex-presidente afirma ter saído da vida pública e nega ter discutido possível chapa com Bolsonaro

08/11/2024 às 12:23 por Redação Plox

O ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) afastou de maneira enfática qualquer possibilidade de retorno à política como candidato a vice-presidente em uma eventual chapa com Jair Bolsonaro em 2026. Na última quinta-feira (7), ao atender a ligação de um jornalista, Temer iniciou a conversa em tom descontraído, questionando: "Você vota em mim para vice-presidente?", mas logo reafirmou sua decisão de manter-se fora da vida pública, esclarecendo que não pretende disputar qualquer cargo.

crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Especulação sobre candidatura com Bolsonaro

O rumor de uma possível aliança com Bolsonaro começou a ganhar força nesta semana, especialmente após uma entrevista de Bolsonaro ao jornal Folha de S.Paulo, na qual mencionou a possibilidade de sua inelegibilidade ser revertida e, então, sugeriu Temer como um potencial vice. "Tenho certeza de que ele [Trump] gostaria que eu viesse [a ser] candidato. Está na mídia, não sei se é verdade ou não, eu não falo sobre esse assunto, é o [Michel] Temer [MDB] de vice", afirmou Bolsonaro, referindo-se à expectativa de que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, o apoiaria caso a sua inelegibilidade fosse revertida.

Reafirmação de aposentadoria política

Temer, por sua vez, foi direto ao afirmar que encerrou sua carreira política, destacando seu histórico de 32 anos de vida pública. "Já fiz o que tinha que fazer ao longo de 32 anos", disse ele, relembrando seus cargos anteriores, incluindo secretário de Segurança Pública, presidente da Câmara dos Deputados, vice-presidente e presidente da República.

Contatos eventuais com Bolsonaro

Ainda que ocasionalmente converse com Bolsonaro, Temer enfatiza que esses contatos são apenas esporádicos e informais, sem envolver negociações políticas ou discussões de possíveis chapas eleitorais. Desde 2021, após um episódio em que intermediou um acordo entre Bolsonaro e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em meio a uma crise gerada por manifestações de cunho golpista no 7 de setembro, Temer tem oferecido conselhos pontuais a Bolsonaro. "Desde aquele episódio com o Alexandre [de Moraes], Bolsonaro me pede palpites de vez em quando. Mas nada mais do que isso", explicou Temer.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
POLíTICA

Lula sanciona lei para agilizar serviços do INSS e aumenta salários de policiais

A medida visa a redução das filas na Previdência Social e um reajuste salarial de 18% para bombeiros e policiais do DF

Cidades mineiras usam milhões em emendas Pix para bancar shows
POLíTICA

Cidades mineiras usam milhões em emendas Pix para bancar shows

Mais de 80 municípios gastaram R$ 29 milhões com apresentações musicais financiadas por emendas parlamentares desde 2023

Prefeito de Timóteo é homenageado durante evento esportivo
POLíTICA

Prefeito de Timóteo é homenageado durante evento esportivo

Capitão Vitor recebe Moção de Aplauso da Câmara de Contagem em reconhecimento à sua atuação em prol da infância

LR MOREIRA/SECOM/TSE
POLíTICA

TSE analisa conduta de Bolsonaro durante Bicentenário da Independência

Acusações alegam que comemorações foram usadas como ato de campanha eleitoral