Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Tornado deixa cinco mortos e destrói 80% de Rio Bonito do Iguaçu no Paraná
Fenômeno devastou cidades do Paraná, deixou mortos, feridos, desaparecidos e milhares sem energia; buscas e atendimento emergencial seguem em curso.
08/11/2025 às 07:54por Redação Plox
08/11/2025 às 07:54
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um tornado provocou destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, deixando cinco mortos e mais de 400 feridos até a noite de sexta-feira (7). O fenômeno também atingiu a cidade de Guarapuava, segundo informações da Defesa Civil estadual.
Fenômeno aniquilou 80% de Rio Bonito do Iguaçu
Foto: Redes Sociais
Fenômeno deixa cidade devastada
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava. A Defesa Civil informou que cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram casas destruídas, veículos danificados e postes de energia derrubados pelo vento.
Cinco indivíduos perderam a vida após um tornado atingir a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Foto: Corpo de Bombeiros / Governo do Estado do Paraná
Moradores enfrentam consequências graves
Com aproximadamente 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu está a cerca de 400 quilômetros de Curitiba. Um hospital de campanha foi montado para atender os feridos. Até as 19h de sexta-feira, mais de 3 mil imóveis permaneciam sem energia elétrica.
Segundo o órgão estadual, a tempestade foi provocada por um tornado gerado em uma supercélula e classificado como F2, com ventos que chegaram a 180 km/h.
Prejuízos e resposta emergencial
As autoridades confirmaram cinco mortes – quatro em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Além disso, duas pessoas seguem desaparecidas e buscas continuam, enquanto famílias seguem repassando informações às equipes de salvamento.
Para atender à população, o município já recebeu 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões, 220 kits de higiene pessoal, 104 kits de limpeza e 54 bobinas de lona da Defesa Civil estadual.
Outros municípios em alerta
Além da tragédia em Rio Bonito do Iguaçu, outras cidades do Paraná enfrentam condições extremas desde o início de novembro, com registros de chuvas intensas, vendavais e granizo. Até sexta-feira, 14 municípios do estado estavam em situação de emergência.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que o Paraná integra a lista de nove estados em alerta de tempestade no fim de semana, em razão de um ciclone extratropical.
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB