Saúde

Anvisa proíbe produtos capilares e de limpeza irregulares

Agência barra produtos de seis empresas, incluindo tônicos e maquiagens capilares, por falta de registro, uso indevido de minoxidil e risco de induzir consumidor ao erro

08/12/2025 às 09:31 por Redação Plox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de uma série de saneantes e cosméticos capilares que faziam referência ao minoxidil e prometiam estimular o crescimento de cabelo. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (2/12).

Ao todo, seis empresas foram impactadas: quatro delas por produtos cosméticos capilares e duas por produtos de limpeza. Segundo a Anvisa, as proibições ocorreram porque os itens estavam sendo expostos à venda sem o devido registro e sem autorização de funcionamento junto ao Ministério da Saúde.

Um dos produtos citados não foi proibido, mas teve a comercialização suspensa, por alegar conter minoxidil e utilizar embalagem considerada capaz de induzir o consumidor ao erro.


Nova resolução da agência suspende produtos de uma empresa e veta itens de outras cinco

Nova resolução da agência suspende produtos de uma empresa e veta itens de outras cinco

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Produto capilar com referência a minoxidil é suspenso

O Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, classificado como cosmético e fabricado pela empresa “Glammour Professional”, foi suspenso pela Anvisa. O produto estava irregular e trazia no rótulo referência ao minoxidil, com alegações terapêuticas como “estimula o crescimento capilar”.

A agência apontou que o item não está em conformidade com a Resolução 529, que apresenta a lista de substâncias que não podem ser usadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Entre elas está o minoxidil, citado no item 372 da norma.

Produtos proibidos pela Anvisa

Foram proibidos pela agência os seguintes itens:

Cosméticos capilares e maquiagem capilar

Bagna pó capilar / Bagna hair shadow sombra em pó / Bagna maquiagem capilar (cosmético), de empresa não identificada pela Anvisa.

Macho Alfa Minoxidil Turbo (cosmético), da empresa “Douglas Rafael Oliveira da Silva”.

Todos os produtos cosméticos da marca Sabô Ageless, de empresa desconhecida pela agência.

Produtos saneantes

Todos os produtos saneantes da empresa “Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda.”.

Acta BTI (saneante), de empresa não identificada pela Anvisa.

Motivo das proibições e base legal

Todos os produtos proibidos estavam sendo comercializados sem registro e sem autorização de funcionamento para fabricação, segundo a Anvisa. Essas irregularidades configuram infração aos artigos 2º e 12 da Lei nº 6.360/1976, que regula a vigilância sanitária de medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, cosméticos, saneantes e outros produtos sujeitos a controle sanitário no país.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a