Extra

Parte interna de sobrado desaba e deixa ao menos 15 feridos no Catete, Zona Sul do Rio

Colapso na Rua Tavares Bastos ocorreu de madrugada, atingiu construção anexa e mobilizou cerca de 50 bombeiros, que seguem em busca de jovem preso sob escombros

08/12/2025 às 07:35 por Redação Plox

A parte interna de um sobrado desabou no fim da madrugada desta segunda-feira (8) no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e deixou vários feridos. O imóvel fica na Rua Tavares Bastos, número 37, próximo à esquina com a Rua Bento Lisboa.


Homem se emociona após desabamento no Catete

Homem se emociona após desabamento no Catete

Foto: Reprodução/TV Globo

Vítima do desabamento no Catete

Vítima do desabamento no Catete

Foto: Reprodução/TV Globo


Prédio de dois andares desabou no Catete

Prédio de dois andares desabou no Catete

Foto: Daniella Dias/TV Globo

De acordo com as primeiras informações, ao menos 15 pessoas foram resgatadas com ferimentos leves. Até a última atualização, um jovem permanecia sob os escombros, lúcido e em contato com as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros.

Desabamento atinge parte interna de sobrado

O colapso ocorreu por volta das 4h30, na parte dos fundos de um sobrado de 2 andares, cuja fachada seguia aparentemente intacta. O imóvel, que fica colado a uma encosta, abrigava diversas residências e, segundo informações iniciais, não havia registro prévio de desabamentos no local.

O major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou que a estrutura de um imóvel acabou atingindo outro.

“Uma casa desabou em cima de outra. São apartamentos muito pequenos, com muitas colunas. Isso foi um grande facilitador, porque formou vários bolsões de ar, espaços vitais isolados em que as pessoas conseguiram aguardar a nossa chegada”, descreveu. Ainda segundo Contreiras, a maioria das vítimas estava “debaixo de concreto, madeira e metais”. “A gente teve que cortar muito aço para poder chegar a essas vítimas. Algumas saíram até andando”. major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros

Resgate mobiliza 50 bombeiros e interdita via

As vítimas foram retiradas de meio a uma grande quantidade de destroços, incluindo concreto, madeira e estruturas metálicas. O trabalho de resgate exigiu o corte de barras de aço e acesso a pontos de difícil alcance dentro da edificação.

Cerca de 50 bombeiros foram mobilizados para a ocorrência, entre eles especialistas do Grupo de Operações Especiais e do Grupamento de Operações com Cães. Drones equipados com câmeras térmicas também foram utilizados para localizar possíveis sobreviventes sob os escombros.

Para garantir a atuação das equipes, o trânsito na Rua Tavares Bastos foi totalmente interditado. O bloqueio auxilia no deslocamento de viaturas, no posicionamento de equipamentos de resgate e na segurança de moradores e curiosos que acompanham a operação.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a