Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Cruzeiro e Atlético duelam em clássico decisivo pelo Campeonato Mineiro

Raposa pode garantir vaga na semifinal, enquanto Galo busca passo crucial na classificação

09/02/2025 às 13:36 por Redação Plox

O Mineirão será palco de um dos confrontos mais aguardados do Campeonato Mineiro neste domingo (9), às 16h (de Brasília). Cruzeiro e Atlético se enfrentam em um clássico de grande importância para a fase de grupos da competição estadual. A equipe celeste, líder do Grupo C, tem a oportunidade de garantir matematicamente sua vaga na semifinal, enquanto o Alvinegro busca um resultado positivo para seguir na briga pela classificação.

Gustavo Aleixo/Cruzeiro e Pedro Souza/Atlético

Recorde de público no Mineirão

A torcida cruzeirense promete lotar o Gigante da Pampulha, já que mais de 61.500 ingressos foram vendidos, estabelecendo um novo recorde de público no estádio. O número de bilhetes comercializados foi divulgado pela Minas Arena, administradora do Mineirão. O recorde anterior, de 61.583 torcedores, foi registrado em outro clássico entre Cruzeiro e Atlético, no Brasileirão de 2024, que terminou empatado em 0 a 0.

Cenário do Cruzeiro: vaga pode ser garantida no clássico

A equipe celeste lidera o Grupo C com 11 pontos em seis jogos e tem 99,67% de chances de avançar à semifinal, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Para garantir matematicamente a vaga, basta uma vitória sobre o Atlético.

Mesmo com um empate ou até uma derrota, o Cruzeiro pode avançar, desde que o Aymorés não vença o Democrata-GV em jogo marcado para este domingo. O técnico interino Wesley Carvalho comandará o time pela última vez, já que o português Leonardo Jardim, novo treinador da Raposa, já está em Belo Horizonte e acompanhará o clássico de um camarote no Mineirão.

O Cruzeiro tem desfalques confirmados, como o zagueiro João Marcelo, que passou por cirurgia no joelho, e possivelmente o atacante Kaio Jorge, que ainda sente dores no tendão. A principal dúvida está no ataque, com Eduardo e Marquinhos disputando uma vaga e podendo até atuar juntos, já que Dudu se machucou no treino de sábado e virou dúvida.

Atlético depende apenas de si para avançar

No Grupo A, o Galo não será eliminado mesmo que perca o clássico, mas uma vitória pode encaminhar sua vaga na semifinal. Com um triunfo, o Atlético empata com o Tombense em pontos (13) e precisaria apenas vencer o Itabirito na última rodada para confirmar a classificação.

Caso o clássico termine empatado, o Galo seguiria em terceiro no grupo, com 11 pontos, e dependeria de uma vitória sobre o Itabirito, além de torcer para tropeços do Betim contra o Athletic e do Tombense diante do Villa Nova.

Se perder o clássico, o Atlético ainda terá chances, mas precisará vencer o Itabirito e contar com derrotas de Betim e América-MG. Se essas equipes empatarem, o Galo dependerá do saldo de gols para se classificar.

Dúvidas e desfalques do Galo

O técnico Cuca tem problemas para escalar a equipe. O atacante Tomás Cuello, que sofreu uma entorse no tornozelo direito, é dúvida e pode ficar fora. Já Júnior Santos está suspenso após ser expulso no último jogo contra o Athletic.

A ausência de Santos obriga Cuca a repensar a formação ofensiva. Existe a possibilidade de escalar mais um volante, aproximando Gustavo Scarpa de Hulk no ataque. Com isso, Otávio poderia ser titular ao lado de Alan Franco no meio-campo. No entanto, Deyverson, Bernard e Brahian Palacios também são opções para compor o setor ofensivo ao lado do camisa 7.

Prováveis escalações

Cruzeiro:
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Marlon (Kaiki); Lucas Romero, Matheus Henrique, Matheus Pereira, Marquinhos (Eduardo); Dudu e Gabigol.
Técnico interino: Wesley Carvalho

Atlético:
Everson; Natanael; Lyanco, Júnior Alonso, Guilherme Arana; Otávio (Cuello), Alan Franco, Gabriel Menino, Rubens; Scarpa; Hulk.
Técnico: Cuca

Ficha técnica do clássico

  • Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Data e horário: 9 de fevereiro de 2025, às 16h (de Brasília)
  • Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
  • Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
  • VAR: Rodolfo Toski Marques
  •  

Compartilhar a notícia

Veja também
Pelé
ESPORTES

Messi, Cristiano Ronaldo e outros jogadores prestam homenagens a Pelé

Pelé travava uma luta contra o câncer a mais de um ano. Nos gramados, sua forma de jogar revolucionou o futebol

Real Madrid
ESPORTES

Em clássico repleto de polêmica, Real Madrid bate grande rival com ótima atuação de dupla brasileira

Antes do apito inicial, o jogo em questão estava envolto em polêmicas, já que Vinicius Jr foi alvo de ofensas racistas

ESPORTES

Neymar processa sósia para impedir uso de "Sósia do Ney" como marca

Jogador entra com ação no INPI contra Eigon Oliver, famoso por semelhança

cbf
ESPORTES

Brasil enfrenta a Argentina em última partida da Seleção em 2021

Em San Juan, Seleção Brasileira tem último compromisso do ano contra os maiores rivais, em clássico pelas Eliminatórias da Copa do Mundo