Galípolo diz ter apoio de Haddad e Lula na condução do caso Master

Presidente do Banco Central afirmou, em evento da ABBC em São Paulo, que o respaldo do governo é fundamental para manter a estabilidade durante a supervisão do sistema financeiro

09/02/2026 às 14:16 por Redação Plox

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, exaltou o apoio recebido do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na condução do caso Master, instituição que teve a liquidação extrajudicial decretada em novembro.

Durante evento promovido pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em São Paulo, Galípolo associou o momento vivido no comando do BC à presença de Lula na Presidência da República e à postura do governo diante da crise envolvendo o Master.

Galípolo ao lado de Lula

Galípolo ao lado de Lula

Foto: Reprodução/Print de vídeo do Instagram


Galípolo destaca Lula e autonomia de órgãos de controle

Em sua fala, o presidente do BC fez referência a manifestações públicas de Lula em defesa da autonomia do Banco Central e da Polícia Federal. Para Galípolo, esse respaldo institucional é fundamental para garantir estabilidade durante a supervisão do sistema financeiro.

Segundo ele, o apoio das autoridades econômicas e políticas oferece “certeza e tranquilidade” ao trabalho técnico de fiscalização conduzido pela autarquia, em meio às repercussões da liquidação extrajudicial do Master.

Galípolo também ressaltou a trajetória política de Lula, indicando que a experiência acumulada pelo presidente da República contribui para a atuação do Banco Central em momentos sensíveis para o mercado financeiro e para o sistema bancário nacional.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a