Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Tumor no pulmão, que vitimou Rita Lee, é uma das principais causas de morte por câncer no mundo

O câncer de pulmão, doença com a qual Rita foi diagnosticada, afeta os tecidos pulmonares e geralmente está associado ao tabagismo e à exposição a substâncias tóxicas

09/05/2023 às 20:47 por Redação Plox

A icônica cantora e compositora brasileira Rita Lee faleceu na última segunda-feira (8), aos 75 anos de idade, em São Paulo, após enfrentar complicações decorrentes de um câncer de pulmão. Diagnosticada em 2021, a artista passou por tratamentos na tentativa de combater a doença. A família confirmou a notícia através de um comunicado publicado nas redes sociais, destacando que Rita Lee estava cercada pelo amor de seus familiares em sua residência no momento do falecimento.

A cantora e ícone do Rock nacional, Rita Lee. Foto: Reprodução.

Câncer de pulmão e seus impactos

O câncer de pulmão, doença com a qual Rita foi diagnosticada, afeta os tecidos pulmonares e geralmente está associado ao tabagismo e à exposição a substâncias tóxicas. Segundo o Dr. Vital Fernandes Araújo, especialista em Medicina Ortomolecular, essa forma de câncer é uma das principais causas de morte por câncer no mundo, e 85% dos casos estão ligados ao consumo de cigarros.

Dr. Vital Fernandes Araújo. Foto: Divulgação.

 

Sintomas, diagnóstico e tratamento

“Os sintomas do câncer de pulmão podem incluir tosse persistente, falta de ar, dor no peito, perda de peso inexplicável e tosse com sangue. O diagnóstico é geralmente feito por meio de uma combinação de exames de imagem, como tomografia computadorizada e radiografia, além de exames laboratoriais. O tratamento depende do tipo e estágio do câncer, mas pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo”, explica o Dr. Araújo.

Metástase e cuidados paliativos

Uma complicação grave do câncer de pulmão é a metástase, que ocorre quando as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo. O tratamento para pacientes com câncer avançado geralmente se concentra em aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. “O apoio emocional e o acesso a recursos de cuidados paliativos podem ser importantes para ajudar a lidar com os efeitos físicos e emocionais do câncer de pulmão”, afirma o médico.

Prevenção e conscientização

A morte de Rita Lee serve como um lembrete triste da gravidade do câncer de pulmão. Dr. Araújo enfatiza a importância de estar atento aos sintomas e buscar ajuda médicaimediatamente caso haja suspeita da doença. Adotar um estilo de vida saudável e evitar o tabagismo são medidas fundamentais para prevenir o desenvolvimento do câncer de pulmão.

Homenagens públicas

O velório de Rita Lee ocorrerá no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, na quarta-feira (10), das 10h às 17h, e será aberto ao público.

Trajetória musical

Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee Jones teve uma carreira musical prolífica, lançando 40 álbuns – seis deles com a banda Os Mutantes e 34 como artista solo. Apelidada de "rainha do rock brasileiro", a cantora preferia ser chamada de "padroeira da liberdade" e foi pioneira em movimentos contraculturais e na defesa da independência feminina.

 

Compartilhar a notícia

Veja também
 FOTO: Reprodução
SAúDE

Perda da ex-jogadora de vôlei Ana Paula Borgo acende alerta sobre câncer de estômago

O câncer de estômago é um dos mais frequentes no Brasil e representa um motivo de preocupação para a saúde pública.

SAúDE

"Quando o celular vira 'melhor amigo': o vício digital que isola idosos"

Famílias relatam isolamento, dependência digital e problemas cognitivos associados ao uso excessivo de dispositivos móveis por idosos

Capa
SAúDE

Neuropediatra Marcone Oliveira lança primeiro livro em Ipatinga e revela detalhes no PodPlox

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

Mais farmácias do Vale do Aço passam a vender canetas contra obesidade
SAúDE

Mais farmácias do Vale do Aço passam a vender canetas contra obesidade

Novo medicamento injetável, indicado para obesidade e sobrepeso, promete redução de até 22% do peso corporal com prescrição médica e acompanhamento profissional