Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Alta de alimentos pressiona inflação mesmo com desaceleração em abril

Batata-inglesa, tomate e café continuam subindo e mantêm pressão no orçamento das famílias, mesmo com IPCA menor no mês

09/05/2025 às 15:00 por Redação Plox

A inflação no Brasil deu sinais de alívio em abril, mas o impacto dos alimentos no orçamento das famílias continua forte. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,43% no mês, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), número inferior aos 0,56% de março.


Imagem Foto: Divulgação

Mesmo com a desaceleração, esse foi o maior IPCA para um mês de abril desde 2023. No acumulado de 12 meses, a inflação chegou a 5,53%, superando os 5,48% registrados anteriormente e ficando acima da meta central de 3% do Banco Central, cujo teto é de 4,5% para 2025.


O grupo Alimentação e bebidas seguiu como o maior responsável pela pressão inflacionária, com aumento de 0,82%. Produtos básicos tiveram elevações significativas: a batata-inglesa subiu 18,29%, o tomate teve alta de 14,32% e o café moído ficou 4,48% mais caro.


Alguns itens, no entanto, aliviaram um pouco o cenário: a cenoura caiu 10,40%, o arroz teve queda de 4,19% e as frutas ficaram 0,59% mais baratas.


Também contribuiu para o aumento da inflação o grupo Saúde e cuidados pessoais, que subiu 1,18% após o reajuste de até 5,09% nos preços dos medicamentos autorizado pelo governo no fim de março. Produtos de higiene pessoal também ficaram mais caros, com alta de 1,09%.


Por outro lado, o grupo Transportes registrou deflação de 0,38%. A queda foi puxada por uma redução de 14,15% nas passagens aéreas e recuos nos combustíveis: gasolina (-0,35%), etanol (-0,82%) e diesel (-1,27%).


No panorama regional, Porto Alegre apresentou a maior inflação do país em abril, com 0,95%, impulsionada pelo aumento da energia elétrica e do tomate. Já Brasília teve a menor variação entre as capitais, com apenas 0,04%, reflexo da queda nos preços das passagens aéreas e combustíveis.


Apesar do ritmo menor da inflação geral, os alimentos continuam sendo os principais vilões do orçamento das famílias brasileiras, especialmente entre as de menor renda, mantendo o cenário de atenção aos preços nos supermercados.


Compartilhar a notícia

para você
gusttavo lima
FAMOSOS

Assista: Gusttavo Lima faz declaração emocionante para Andressa Suita durante gravação de DVD

FIlhos e a mãe, já falecida, também foram homenageados pelo cantor

Dom Gastrô terá cardápio especial para o Dia dos Pais;  bacalhoada é destaque
LAZER

Dom Gastrô terá cardápio especial para o Dia dos Pais; bacalhoada é destaque

O chef Alessandro é conhecido como o que tem o Dom, a casa fica no bairro Horto em Ipatinga

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos
SAúDE

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos

Equipamento portátil identifica níveis da proteína BDNF, relacionados à depressão, esquizofrenia e bipolaridade, com custo acessível e alta precisão

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)
EDUCAçãO

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)

Menino de 9 anos foi agredido dentro de sala de aula; autor do ataque será acompanhado pelo Conselho Tutelar e encaminhado aos serviços de saúde pública