Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan; duas mortes são investigadas
Medida temporária mira investigação de casos graves; pasta afirma que não há conclusão de que 42 reações adversas tenham sido causadas pelo imunizante
José Luiz Datena comunicou à direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que decidiu encerrar o contrato com a estatal para participar do processo eleitoral deste ano. O apresentador comandava o programa Na Mesa com Datena, na TV Brasil, e o Alô Alô Brasil, na Rádio Nacional, e deve permanecer no ar somente até 30 de junho, prazo previsto no calendário eleitoral para comunicadores que pretendem concorrerem deixarem programas de rádio e TV.
José Luiz Datena
Foto: Reprodução/Vídeo Redes Sociais
A EBC informou que a decisão partiu do próprio jornalista e agradeceu os serviços prestados ao longo de 2026. A empresa ainda não anunciou quem ocupará o espaço deixado por Datena na programação; a definição deve passar pelo Comitê de Programação e Rede da estatal.
A saída abre caminho para uma possível candidatura de Datena a deputado federal por São Paulo. O PSB tem articulado a entrada do apresentador na disputa, e ele já havia afirmado que a candidatura estava
quase certa após convite de lideranças do partido, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin e Márcio França.
A movimentação marca mais uma tentativa do apresentador de entrar na política eleitoral. Em 2024, Datena disputou a Prefeitura de São Paulo pelo PSDB e ficou fora do segundo turno, em uma campanha de baixa votação.
A passagem de Datena pela EBC também foi cercada por questionamentos sobre remuneração. Reportagem do Metrópoles informou que uma notícia de fato protocolada no Ministério Público Federal por Guto Zacarias e Renato Battista apontava salário de R$ 120 mil mensais. Já o Poder360 registrou questionamento sobre R$ 100 mil e informou que, em nota, a EBC defendeu que a remuneração era compatível com valores de mercado e inferior ao que o jornalista recebia em emissoras anteriores.
A candidatura ainda depende das etapas formais do calendário eleitoral, incluindo convenção partidária e registro na Justiça Eleitoral. Até lá, Datena deixa a programação da comunicação pública federal e aguarda a definição da legenda sobre sua entrada na disputa pela Câmara dos Deputados.