Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Doze escolas de Ipatinga são pré-selecionadas para modelo cívico-militar; entenda

Unidades aguardam votação em colegiado escolar; governo afirma que adesão será voluntária e sem impacto no currículo

09/07/2025 às 18:00 por Redação Plox

Ipatinga poderá integrar a nova fase do Programa de Escolas Cívico-Militares de Minas Gerais com a inclusão de 12 escolas estaduais na lista de unidades pré-selecionadas para adoção do modelo. A proposta, no entanto, ainda precisa ser aprovada por cada comunidade escolar, passando por votação no colegiado de cada instituição.


As escolas contempladas são: EE Geraldo Gomes Ribeiro, EE Laura Xavier Santana, EE Nilza Luzia de Souza Butta, EE Dona Canuta Rosa Oliveira Barbosa, EE Selim José de Salles, EE João XXIII, EE Professora Elza de Oliveira Lage, EE João Walmick, EE Doutor Ovídio de Andrade, EE Almirante Toyoda, EE Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha e EE Dom Helvécio.


A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) orientou que diretores e comunidades escolares manifestem interesse até o dia 18 de julho. Essa manifestação é preliminar, consultiva e não cria obrigação de adesão. A efetivação dependerá de aprovação do colegiado escolar e da viabilidade técnica avaliada pela SEE.


Imagem Foto: Reprodução

As escolas cívico-militares seguem sendo públicas e gratuitas, com matrícula por meio da rede regular. O modelo prevê que a docência e o currículo permaneçam sob responsabilidade exclusiva da equipe pedagógica da escola. Militares da reserva atuarão em áreas de apoio, como mediação de conflitos, ações preventivas, coordenação de atividades cívico-educativas e suporte à gestão escolar.


O governo destaca que a proposta visa promover um ambiente escolar mais seguro, organizado e acolhedor, com integração de valores cívicos e disciplinares. Ressalta também que os militares não atuarão em sala de aula como professores, nem substituirão os docentes.


A atuação dos militares será realizada em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O número de profissionais será ajustado conforme o porte da escola e a quantidade de estudantes, com uma média prevista de um militar para cada 150 alunos.


Imagem Foto: Reprodução

Pais ou responsáveis que não desejarem que seus filhos participem das ações específicas do programa poderão solicitar a exclusão dos estudantes dessas atividades, sem prejuízo à permanência ou ao direito à educação dos alunos. Assim, a adesão ao modelo será feita de maneira voluntária e respeitosa aos direitos individuais.


O governo estadual reforça que o programa busca formar estudantes com base em valores éticos, morais e democráticos, promovendo o desenvolvimento integral em um ambiente disciplinado e acolhedor. A expansão será feita de maneira gradual e estratégica, respeitando as decisões das comunidades escolares envolvidas.


Compartilhar a notícia

Veja também
CSFX promove Mostra de Profissões com planetário, universidades e atrações interativas
EDUCAçãO

CSFX promove Mostra de Profissões com planetário, universidades e atrações interativas

Evento gratuito acontece nesta quinta (5) em Ipatinga e reúne instituições do Brasil e do exterior com foco em carreiras e orientação profissional

EDUCAçãO

Pesquisa aponta que 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam

Números foram divulgados nessa quarta-feira, 19 de junho, com dados pesquisados em 2018

Unileste
EDUCAçãO

Unileste sediará VII Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até 31 de julho

alunos em sala de aula
EDUCAçãO

Cerca de 60% dos alunos retornaram às aulas presenciais em Fabriciano

Parte dos alunos frequenta a escola na segunda, quarta e sexta-feira e outra, na terça e quinta-feira. Na semana seguinte inverte a ordem

para você
FAMOSOS

Gracyanne Barbosa surpreende com lucro milionário em plataforma de conteúdo adulto

Musa fitness acumula mais de R$ 2 milhões em três meses com plataforma e atrai público diverso, incluindo mulheres.

Adélio Bispo será submetido a novo exame de periculosidade em presídio federal
POLíCIA

Adélio Bispo será submetido a novo exame de periculosidade em presídio federal

Avaliação psiquiátrica definirá se o autor do atentado contra Jair Bolsonaro permanece sob custódia ou pode ser transferido a hospital especializado

Foto: LUIZ GUILHERME FERNANDES / AGÊNCIA PETROBRAS
EMPREGO

Petrobras anuncia concurso com 6.412 vagas e inclusão social

Seleção oferece salários de quase R$ 6.000 e prioriza inclusão de pessoas com deficiência e negras

 Foto: Instagram/Reprodução
FAMOSOS

A Vida de Rafael Cardoso se complica após suposto flerte com atriz menor de idade

O ator teria elogiado a jovem colega de trabalho, manifestando, ao mesmo tempo, preocupação com a possibilidade da interação ser descoberta