Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Vale do Peruaçu pode se tornar o primeiro Patrimônio Natural de Minas reconhecido pela Unesco

Reconhecimento internacional colocaria Minas Gerais no centro do mapa mundial do patrimônio natural e impulsionaria o turismo regional

09/07/2025 às 12:15 por Redação Plox

Neste fim de semana, o Norte de Minas pode alcançar um feito inédito: a conquista do título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade concedido pela Unesco ao Vale do Peruaçu. A decisão será tomada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontece em Paris, na França, até o dia 16 de julho.


Imagem Foto: Divulgação/Agência Minas

A avaliação da candidatura brasileira está prevista para ocorrer entre a tarde de sábado (12/7) e o domingo (13/7). Caso seja aprovada, será a primeira vez que Minas Gerais receberá esse tipo de reconhecimento da Unesco na categoria natural. O estado já possui quatro bens culturais listados: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina e o Conjunto Moderno da Pampulha.


Esse marco poderá representar também a segunda conquista consecutiva de Minas junto à Unesco. Em 2024, o estado teve os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Assim, Minas se tornaria o único estado do Brasil a obter dois títulos internacionais em anos seguidos.


A candidatura do Peruaçu é fruto de uma articulação entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e o Governo Federal, representado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Delegação Permanente do Brasil junto à Unesco.


Localizado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um verdadeiro tesouro natural e arqueológico. O local abriga uma paisagem composta por enormes cânions, mais de 500 cavernas catalogadas, arte rupestre com mais de 12 mil anos e a famosa estalactite Perna da Bailarina, com impressionantes 28 metros de altura.


Esse mosaico ambiental reúne biomas variados, como Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, e é lar de comunidades tradicionais e indígenas, incluindo o povo Xacriabá. A região é considerada uma das mais ricas do Brasil em biodiversidade e patrimônio histórico-natural.


O reconhecimento do Peruaçu pela Unesco poderá alavancar o turismo no Norte de Minas, com previsões otimistas de aumento de até 30% na visitação nos primeiros três anos após a titulação. Esse crescimento deve impulsionar a economia local, com geração de empregos, incentivo ao turismo comunitário e valorização dos modos de vida tradicionais.


Além de consolidar o Vale do Peruaçu como destino de turismo de natureza, o título também fortalece o potencial da região para o turismo arqueológico, indígena, ecológico e cultural.


“Minas é terra de memória, de pedra e de gente. Em menos de dois anos, os nossos queijeiros e queijeiras, com seus modos de fazer passados de geração em geração, e as comunidades do Norte de Minas, guardiãs do Vale do Peruaçu, colocaram o estado no centro do mapa mundial do patrimônio. O queijo e o cânion, o sabor e a paisagem, a cultura e a natureza — tudo fala de um mesmo povo”, afirma Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.


$&&$ “O reconhecimento do Peruaçu pela Unesco será também um marco para o turismo sustentável de Minas. Significa atrair o mundo para conhecer nossos biomas, nossas tradições e nossa paisagem sagrada. O turismo, aqui, é parte da preservação” $, completa o secretário.

Agora, as atenções se voltam para Paris, onde será decidido se o Brasil ganhará mais um símbolo de seu patrimônio natural diante do mundo. A expectativa é alta entre autoridades e comunidades que veem no título não só o reconhecimento de uma beleza singular, mas também a possibilidade de transformar a vida das populações locais.


Compartilhar a notícia

Veja também
thais
LAZER

Quer acelerar o crescimento do seu cabelo?

Especialista em tricologia explica diferentes técnicas que ajudam neste processo

Timóteo recebe apresentação gratuita de jazz fusion brasileiro nesta sexta
LAZER

Timóteo recebe apresentação gratuita de jazz fusion brasileiro nesta sexta

Com repertório inspirado nos anos 70 e 80, grupo faz ensaio aberto com ingressos limitados e entrada gratuita

Coronel Fabriciano realiza primeira edição dos Jogos dos Servidores
LAZER

Coronel Fabriciano realiza primeira edição dos Jogos dos Servidores

Eventos esportivos terão a participação de servidores de diversas secretarias municipais

LAZER

Após estreia nos cinemas, 'O Auto da Compadecida 2' e Filme Sobre Chico Bento chegam ao Streaming

Os aguardados filmes “O Auto da Compadecida 2” e “Chico Bento e a Goiabeira Maravilhosa” estarão disponíveis no Prime Video após sua exibição nos cinemas.