Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Hospital Dr. José Maria Morais ativa novo tomógrafo de alta performance

Equipe do HJMM já recebeu o treinamento para operar novo aparelho que permite diagnósticos mais precisos de várias patologias; Investimento foi de R$ 1,5 milhão

09/08/2023 às 19:35 por Redação Plox

A equipe médica do Hospital Dr. José Maria Morais, em Coronel Fabriciano, conta com um novo tomógrafo de alto desempenho para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

O aparelho, com tecnologia de 32 canais, foi adquirido pela Prefeitura por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde e já está em funcionamento. O investimento é de R$ 1,5 milhão.

“É uma aquisição de suma importância e necessária para o HJMM, sobretudo, dado caráter regional da unidade hospitalar. O novo aparelho fornecerá imagens com maior precisão e detalhes para rastrear e diagnosticar doenças e lesões diversas. Agilidade e precisão fazem total diferença no tratamento e melhora do quadro do paciente, significa salvar vidas”, resume o prefeito Dr. Marcos Vinicius, que também é médico e já atuou por vários anos no HJMM (antigo Siderúrgica à época).

Novo tomógrafo. Foto: PMCF/Divulgação.

 

O Diretor Executivo do HJMM, Ernany de Oliveira Duque Júnior, explica que o novo tomógrafo substituiu o antigo aparelho de 2 canais em uso há mais de uma década na unidade hospitalar. “O antigo aparelho estava muito aquém da tecnologia atual e, por limitações, não realizava alguns exames de maior complexidade. Nestes casos, o HJMM encaminhava os pacientes para as clínicas conveniadas ao município para fazer os exames necessários ou, nos casos de urgência, para hospitais de alta complexidade da região. Outro problema era o tempo de resposta, que é dobrado”, detalha Ernany.

“Agora, com o tomógrafo de alta performance, temos um ganho significativo tanto em tipos de exames ofertados quanto no tempo de resposta. Ou seja, maior resolutividade, o que reflete diretamente na assistência médica ofertada aos nossos pacientes”, conclui o diretor do Executivo do HJMM.

Resultado de tomografia feito no aparelho. Foto: PMCF/Divulgação.

 

Treinamento e adequações

Para colocar o aparelho em funcionamento, a Prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Governança de Saúde, realizou um treinamento e atualização da equipe técnica que atua no setor de diagnóstico e imagem do Hospital Dr. José Maria Morais.  O treinamento foi destinado a 6 técnicos e conduzido pela empresa fabricante do aparelho, com carga horária de 72 horas.

O município também precisou realizar obras de adequação em sua estrutura física para a montagem do aparelho. O novo tomógrafo está em uma sala especial, ao lado do setor de Raio X, com objetivo de facilitar a logística para o diagnóstico de pacientes.

Consoante o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, o novo equipamento representa um avanço. “Essa gestão sempre prezou pela qualidade essencial e a ampliação de serviço no Hospital Dr. José Maria Morais. Nós entregamos à população um moderno tomógrafo que vem para atender toda a linha de exames da tomografia, seja ela angiotomografia, ou até um exame mais simples de tomografia. É um aparelho de alta complexidade, moderno, que veio para acelerar, trazer um diagnóstico mais preciso e, principalmente, humanização do atendimento para a população de Fabriciano”, finaliza. 

Compartilhar a notícia

Veja também
Jovem de 22 anos morre após reação alérgica a contraste em tomografia
SAúDE

Jovem de 22 anos morre após reação alérgica a contraste em tomografia

Letícia Paul passou mal durante exame em hospital de Rio do Sul e morreu em menos de 24 horas

Recém-nascido surpreende ao vir ao mundo com DIU na mão após falha de contraceptivo
SAúDE

Recém-nascido surpreende ao vir ao mundo com DIU na mão após falha de contraceptivo

Mãe usava o método contraceptivo há dois anos e não pôde retirar o dispositivo durante a gestação por risco ao bebê

 Foto: Wendy Cristina de Jesus Silva / Funed
SAúDE

Surto em Análise: Laboratório em MG Lida com Aumento de Amostras Suspeitas de Febre Maculosa

A febre maculosa não afeta apenas Minas Gerais; em São Paulo, foram registrados pelo menos 17 diagnósticos e oito óbitos em 2023.

UTI-HMC.jpg
SAúDE

HMC terá 16 novos leitos para atendimentos a pacientes pelo SUS

Atualmente, o HMC conta com 30 leitos de UTI e 20 leitos de ECI

para você