Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Governo vai fechar acordo com 170 mil segurados do INSS para pagamento de benefícios

Iniciativa visa acelerar processos e evitar ações judiciais, gerando economia de R$ 225 milhões para o governo.

09/08/2024 às 10:28 por Redação Plox

O governo federal anunciou que, a partir de 1º de outubro, 170 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão convocados para negociar acordos extrajudiciais sobre benefícios negados, como aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida faz parte do projeto "Pacifica", criado pela Advocacia-Geral da União (AGU) em julho, com o objetivo de evitar que esses segurados precisem acionar a Justiça para garantir seus direitos.

Marcello Casal Agência Brasil

Economia para os cofres públicos

A AGU estima que a implementação do projeto Pacifica gerará uma economia significativa para os cofres públicos, projetando uma redução de R$ 225 milhões em despesas apenas em 2024. A estratégia envolve a resolução de conflitos de baixa complexidade e alto volume por meio de acordos extrajudiciais, evitando o congestionamento do Judiciário e otimizando o tempo e recursos envolvidos no processo.

Escopo inicial e metas do projeto

Inicialmente, o Pacifica focará em casos de benefícios de valor equivalente ao salário mínimo. Com o tempo, o projeto será expandido para incluir outras categorias de benefícios, como aposentadoria de segurado especial, salário-maternidade para trabalhadoras rurais e o BPC. A meta é convocar 170 mil segurados anualmente, permitindo que suas demandas sejam resolvidas diretamente pela plataforma do projeto, que ainda está em desenvolvimento.

Funcionamento da plataforma e benefícios para os segurados

A plataforma Pacifica, cujo lançamento está previsto para 1º de outubro, permitirá que os segurados negociem os acordos de forma totalmente online. Após o segurado aceitar o acordo, a AGU comunicará o INSS, que realizará o pagamento das parcelas devidas. Segundo a AGU, “a grande vantagem da plataforma Pacifica é o segurado não depender de ingressar com uma ação no Poder Judiciário para ter seu caso reapreciado e decidido.”

Com a implementação desta medida, o governo espera reduzir o volume de processos judiciais relacionados ao INSS, que atualmente representam 4,5% de todas as ações em tramitação na Justiça brasileira, somando 3,8 milhões de processos.

Compartilhar a notícia

para você
LAZER

Para todas as idades: evento de dança oferece aulas com profissionais renomados

Evento oferece aulas em diversas modalidades, reunindo profissionais renomados e opções para crianças, adolescentes e adultos.

Brasil importa antídoto para conter intoxicações por metanol
SAúDE

Brasil importa antídoto para conter intoxicações por metanol

Ministério da Saúde vai receber 2.600 frascos de Fomepizol para tratar casos causados por bebidas adulteradas

Timóteo inicia construção do primeiro CAPSi da cidade
SAúDE

Timóteo inicia construção do primeiro CAPSi da cidade

Centro especializado em saúde mental infantojuvenil será construído no bairro Primavera com previsão de entrega em até oito meses

Balão pega fogo e cai em Praia Grande (SC); oito pessoas morrem
GERAL

Balão pega fogo e cai em Praia Grande (SC); oito pessoas morrem

Veículo transportava 21 pessoas; 13 sobreviveram após piloto orientar saltos.