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As expectativas para as vendas de Natal de 2024 no Vale do Aço são otimistas. Pesquisa realizada pelo Sindcomércio Vale do Aço, que envolveu o comércio de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, revela que 45,7% dos entrevistados esperam um crescimento de até 20% nas vendas em comparação ao ano passado. Além disso, 30,9% projetam um aumento superior a 20%.
Esse otimismo local reflete uma tendência estadual. Dados da Fecomércio MG mostram que 49,1% dos empresários mineiros acreditam que as vendas de Natal serão melhores do que as de 2023. Entre aqueles que esperam resultados semelhantes, 72,5% consideram que o desempenho será satisfatório. Ainda segundo a pesquisa, 71,0% dos empresários preveem um aumento das compras às vésperas do Natal, com 34,9% estimando um tíquete médio entre R$100 e R$300 por cliente.
Para atender à demanda esperada, a sondagem do Sindcomércio Vale do Aço aponta que 41% dos empresários locais planejam aumentar moderadamente seus estoques. As estratégias de marketing mais adotadas incluem promoções (43,1%), ações focadas na experiência do cliente (26,1%) e descontos (17%). O comércio online também será um importante canal de vendas. Para 45,7% dos entrevistados, as vendas pela internet representam entre 20% e 50% do faturamento.
Apesar de desafios econômicos, como o aumento dos custos (45,7%), a concorrência acirrada (25,5%) e a inflação (20,2%), o setor demonstra resiliência. "O comércio da região está se adaptando às circunstâncias e se fortalecendo com inovação. Mesmo no cenário econômico atual, vemos uma grande disposição para buscar alternativas e aproveitar as oportunidades que o Natal oferece", destaca José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço.
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