Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Anvisa proíbe venda e uso de 30 produtos anabolizantes
Agência veta venda, circulação, importação, propaganda e uso de todos os lotes de 30 anabolizantes da Landerlan, sem CNPJ conhecido no país e sem rastreabilidade de origem, produção e condições de fabricação, reacendendo debate sobre riscos do uso estético dessas substâncias
09/12/2025 às 10:39por Redação Plox
09/12/2025 às 10:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de 30 produtos anabolizantes fabricados pela empresa Landerlan, após identificar uma série de irregularidades, entre elas o fato de a companhia não ter sequer CNPJ conhecido no país. A medida atinge a circulação, a importação, a propaganda e o uso de todos os produtos da marca citados na decisão, por falta de registros que comprovem como são produzidos.
Os itens eram comercializados como anabolizantes — substâncias sintéticas usadas para ganho de massa muscular —, mas, segundo a agência, não havia comprovação de origem, do processo produtivo nem das condições de fabricação. A ausência de rastreabilidade levantou dúvidas sobre as matérias-primas empregadas e os níveis de pureza anunciados, que não podem ser verificados. Além disso, a fabricação clandestina coloca em risco a esterilidade e a estabilidade dos produtos.
Anvisa proíbe 30 anabolizantes da Landerlan por irregularidades na produção e faz alerta sobre graves riscos à saúde associados ao uso prolongado desses produtos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Lista de anabolizantes vetados pela Anvisa
Todos os lotes dos seguintes produtos foram proibidos pela Anvisa:
Decaland Depot 200 Mg X 10 Ml (todos os lotes).
Testoland Depot 200 Mg/2ml – Landerlan Gold (todos os lotes).
Clembuterol Clorhidrato 0,04 Mg (todos os lotes).
Hcg Humano 5.000ui Landerlan Gold (todos os lotes).
Tritrembo Gold 200mg/ml (todos os lotes).
Trembolona Hexahidroxibencil 51mg/ml (todos os lotes).
Testenat Enantato de Testosterona 250mg/10ml (todos os lotes).
Drostanolona Masteron Propionato 100mg/ml (todos os lotes).
Nandrolona Fenilpropionato 100mg/10ml (todos os lotes).
Trembolona Enantato 200mg/ml (todos os lotes).
Durateston Plus Gold (todos os lotes).
Boldenonia Undecilenato (todos os lotes).
Trembolona Acetato (todos os lotes).
Propionato Landergold (todos os lotes).
Oxandroland 5mg (todos os lotes).
Landertropin Gh 100ui (todos os lotes).
Decaland Nandrolona 5ml (todos os lotes).
Testoland/Deposteron 200mg (todos os lotes).
Stanozoland Depot 30ml (todos os lotes).
Stanozoland Depot 15ml (todos os lotes).
Stanozoland Depot Oral 10mgx100 comp. (todos os lotes).
Primobolan/Metenolona Oral (todos os lotes).
Primobolan/Metenolona Enantato 10ml/100mg (todos os lotes).
Durateston 1ml (todos os lotes).
Trembolona Acetato 75 mg (todos os lotes).
Testenat Enantato 4ml 250mg (todos os lotes).
Oxitolan/Hemogenin Oral 50mg/20 comp. (todos os lotes).
Metandrostenolona/Dianabol 10mg (todos os lotes).
Drostenoland Masteron (todos os lotes).
Androlic/Mesterolona 25mg (todos os lotes).
Uso de anabolizantes e riscos à saúde
Nem todo anabolizante é ilegal: existem, no Brasil, medicamentos destinados ao ganho de massa muscular com autorização para venda e circulação. No entanto, o uso é restrito e esses produtos só devem ser prescritos em situações muito específicas, como perda acentuada de massa muscular decorrente de doenças graves, queimaduras extensas ou, em doses menores, como parte de tratamentos de reposição hormonal.
A decisão da Anvisa reacendeu o debate sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes no país, incluindo produtos de uso veterinário que vêm sendo aplicados em pessoas em busca de desempenho físico e ganho estético rápido. As consequências podem atingir diretamente o eixo hormonal, rins, fígado e coração, com risco potencial de morte.
O uso em doses suprafisiológicas traz muito risco à saúde. O uso prolongado pode causar a supressão do eixo hormonal, alteração no fígado e rins, aumentar o risco cardiovascular, manifestações de queda de cabelo, acne, engrossamento da voz, mudança de humor. E nas mulheres, principalmente, pode acontecer virilização, com aumento do clitóris, mudança da voz, queda de cabelo, características masculinas. Embora haja confusão, essa é uma prática que não tem relação com a reposição hormonal chamada de fisiológica Patricia Magier
A explicação da ginecologista reforça que o uso estético e sem indicação médica de anabolizantes não se confunde com terapias hormonais controladas, e expõe usuários a uma série de efeitos colaterais potencialmente graves.