Mulher fica com mão desconfigurada após levar tiro do próprio namorado
Vítima de 26 anos foi atingida nas duas mãos pelo companheiro durante discussão em Estreito, sofreu fraturas expostas, passou por cirurgia e suspeito está preso
JACARTA — A Indonésia bloqueou temporariamente o acesso ao Grok, chatbot de inteligência artificial da xAI (empresa de Elon Musk) integrado à rede social X, após preocupações com a geração e circulação de imagens sexualizadas e deepfakes sem consentimento. Segundo autoridades do país, o conteúdo representa violação grave de direitos e risco à segurança digital, e o governo convocou representantes do X para esclarecimentos.
Serviço foi bloqueado no país
Foto: Arte PLOX BRASIL
De acordo com a Reuters, a Indonésia é o primeiro país a adotar esse tipo de bloqueio contra o Grok. A medida ocorreu após pressão internacional e investigações envolvendo o uso da ferramenta para criar imagens manipuladas, incluindo casos considerados ilegais por reguladores e governos em diferentes regiões.
Ainda segundo a Reuters, em resposta à repercussão global, a xAI passou a limitar os recursos de geração e edição de imagens do Grok, concentrando o acesso principalmente em usuários pagantes, enquanto diz trabalhar em correções e salvaguardas.
O caso também avançou em outras frentes:
O episódio amplia o debate global sobre a responsabilidade de plataformas e desenvolvedores de IA no combate a abusos e conteúdos ilegais gerados por ferramentas de inteligência artificial.