ONU convoca reunião emergencial após uso de míssil Oreshnik em ataques russos à Ucrânia
Ataques russos com míssil balístico de médio alcance deixam metade dos edifícios residenciais de Kiev sem aquecimento e levam Ucrânia a denunciar novo patamar de crimes de guerra no Conselho de Segurança
10/01/2026 às 16:59por Redação Plox
10/01/2026 às 16:59
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
NAÇÕES UNIDAS — O Conselho de Segurança da ONU vai realizar uma reunião na segunda-feira (12/01) a pedido da Ucrânia, após novos ataques russos e o uso do míssil Oreshnik, segundo a agenda do órgão atualizada na noite de sexta-feira (09/01). A informação foi publicada às 16:24 deste sábado (10/01) pela Agência Brasil.
De acordo com o texto, o embaixador ucraniano na ONU, Andrii Melnyk, enviou uma carta solicitando o encontro e afirmando que a Rússia teria atingido um “novo nível” de crimes de guerra em ataques contra civis e infraestrutura civil — documento ao qual a agência AFP teria tido acesso.
ONU marca reunião emergencial após ataques russos e uso do míssil Oreshnik, diz Ucrânia
Foto: Reprodução TV
Ataques afetaram aquecimento em Kiev
Ainda segundo o relato, bombardeios entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira deixaram metade dos edifícios residenciais de Kiev sem aquecimento, levando o prefeito da capital a pedir que parte da população deixasse temporariamente a cidade.
O que é o Oreshnik
O Oreshnik é um míssil balístico de médio alcance descrito por fontes internacionais como de alta velocidade e potencialmente capaz de transportar ogivas nucleares (embora o uso relatado tenha sido em ataque convencional). Foi citado como o segundo uso do sistema desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.
Apoio dentro do Conselho
O pedido ucraniano teria recebido apoio de seis membros do Conselho de Segurança: França, Reino Unido, Letônia, Dinamarca, Grécia e Libéria, segundo fontes diplomáticas citadas na cobertura.