Morre adolescente que apanhou de piloto Pedro Turra no Distrito Federal
Rodrigo Castanheira estava internado na UTI em Águas Claras com traumatismo craniano e não resistiu; Pedro Arthur Turra Basso teve a prisão preventiva decretada
O curso de Medicina no campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pode ser autorizado ainda em fevereiro. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita ao Espírito Santo nesta terça-feira (10).
Vamos autorizar em Alegre, região sul, (o curso de Medicina). A nossa intenção é ampliar os cursos de Medicina nas nossas Universidades Federais. Ampliar também o número de vagas nos campi que já existem.
Camilo Santana, ministro da Educação
De acordo com o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) já avaliou a viabilidade de criação do curso no campus de Alegre. Segundo ele, se a comissão der parecer favorável, a implementação dependerá apenas da assinatura da Presidência da República.
Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Alegre
Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Assim como no campus de São Mateus, no Norte do estado, estão previstas 60 vagas anuais para o curso de Medicina em Alegre, com ingresso de estudantes a partir do primeiro semestre de 2027.
Durante a mesma visita, a Ufes confirmou que as aulas do curso de Medicina no campus de São Mateus vão começar no segundo semestre deste ano.
A previsão inicial era de que as atividades tivessem início apenas no começo de 2026, mas o cronograma foi antecipado. Os estudantes que vão formar a primeira turma já foram selecionados por meio do Sisu.
A vinda de Camilo Santana ao Espírito Santo teve como principal objetivo a entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil a 1.361 professores capixabas, da educação básica ao ensino superior.
A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil e garante acesso a benefícios como descontos em eventos culturais, cartões de crédito com condições diferenciadas e abatimentos em diversos serviços.
Na mesma ação, outros 99 professores receberam vales-computadores, também vinculados ao programa. O benefício consiste em um crédito de R$ 3 mil para compra de computadores, notebooks ou tablets, voltado a profissionais da rede pública de ensino.
Ao todo, 100 mil professores de escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão selecionados para receber o vale. No Espírito Santo, 1.990 docentes estão entre os elegíveis.
Para o ministro, as medidas são estratégicas para a valorização da carreira docente no país, reforçando a centralidade do professor na qualidade da educação oferecida à população.
Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) em Vitória, Espírito Santo.
Foto: Divulgação/Ufes
Camilo Santana também visitou as obras de ampliação do pronto-socorro e da UTI do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), em Vitória. A unidade recebeu R$ 34,9 milhões em investimentos, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de recursos próprios.
Segundo a Ufes informou em nota, a capacidade de leitos de UTI Adulto passará de 16 para 30, enquanto a UTI Coronariana será ampliada de 4 para 10 leitos. Também serão implantados 10 leitos de UTI Pediátrica. A previsão é de conclusão das obras em março de 2028; até o momento, 5% do cronograma físico-financeiro foi executado.
No hospital universitário, foi ainda inaugurado um equipamento de raio-X telecomandado e emitida ordem de serviço para reforma do espaço que vai abrigar o banco de leite humano da unidade.