Morre adolescente que apanhou de piloto Pedro Turra no Distrito Federal
Rodrigo Castanheira estava internado na UTI em Águas Claras com traumatismo craniano e não resistiu; Pedro Arthur Turra Basso teve a prisão preventiva decretada
Entre milhões de páginas de documentos e milhares de vídeos do caso Epstein, um registro em especial chamou a atenção de brasileiros nas redes sociais: uma pegadinha do Programa Silvio Santos incluída no material divulgado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Pegadinha do Programa Silvio Santos aparece em meio a arquivos de Jeffrey Epstein
Foto: Reprodução/Departamento de Justiça dos EUA
O bilionário americano morreu na prisão em 2019, enquanto aguardava julgamento por comandar um esquema de abuso sexual e pedofilia que teria envolvido diversas figuras poderosas de sua rede de contatos. Em 2025, sob pressão para tornar públicos os materiais do caso, o governo Trump iniciou a liberação de milhões de documentos internos relacionados a Epstein.
Entre os arquivos liberados, um usuário brasileiro da rede social X, identificado como @jocadbz, apontou a presença de uma pegadinha do Programa Silvio Santos.
O vídeo tem 1 minuto e 46 segundos de duração e foi divulgado em baixa resolução. É possível ver uma marca d’água com o símbolo do SBT, e as cenas são intercaladas por risadas de Silvio Santos (1930-2024), então dono da emissora.
O trecho mostra dois atores caracterizados como funcionários de manutenção. Um deles, com um extintor de incêndio, se esconde em um bueiro no passeio público, com a ajuda do colega.
Conforme pedestres passam sobre o local em que o ator está escondido, ele aciona um jato do extintor, assustando quem circula pela calçada.
O Departamento de Justiça aplicou censura sobre o rosto e o corpo das pessoas atingidas pela brincadeira, com uma exceção curiosa: a primeira “vítima” aparece sem esse recurso. Ainda assim, é possível notar que pelo menos três dos alvos são mulheres usando saias, que possivelmente são levantadas quando o extintor é disparado.
Nem Silvio Santos nem a plateia de seu programa aparecem no vídeo incluído entre os arquivos do caso Epstein; apenas suas risadas podem ser ouvidas ao fundo enquanto a pegadinha se desenrola.