Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Governo inclui 155 novos nomes na lista suja do trabalho escravo

Cadastro federal chega a 745 empregadores, com destaque para agropecuária e trabalho doméstico

10/04/2025 às 12:22 por Redação Plox

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou, nesta quarta-feira (9), o Cadastro de Empregadores responsáveis por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova atualização trouxe a inclusão de 155 novos nomes na chamada 'lista suja', somando agora 745 empregadores registrados.


Imagem Foto: Divulgação

Entre os setores mais citados no levantamento estão o cultivo de café, o trabalho doméstico e, com maior destaque, a criação de bovinos. Esses ramos da economia foram os que mais registraram ocorrências de exploração trabalhista nos moldes combatidos pela fiscalização federal.


A chamada lista suja é atualizada semestralmente desde 2003 e tem como objetivo dar transparência às ações dos auditores-fiscais do trabalho no enfrentamento a esse tipo de violação. A versão anterior da lista havia sido divulgada em outubro de 2024.


De acordo com o coordenador-geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravizado e Tráfico de Pessoas, André Esposito Roston, a divulgação pública do cadastro tem papel essencial ao conscientizar a sociedade e permitir que denúncias sejam feitas por meio do Sistema Ipê, canal oficial do Ministério.


“Com cada nova atualização do cadastro, informamos a sociedade sobre os responsáveis pelos atos e sobre as vítimas resgatadas. É um alerta contínuo para que todos se envolvam na erradicação desse problema, inclusive por meio de denúncias”, afirmou o coordenador.


Conforme nota do MTE, as empresas e empregadores incluídos na lista passaram por processos administrativos já finalizados e sem mais possibilidade de recurso. O procedimento se inicia com a lavratura de um auto de infração, que descreve em detalhes as situações análogas à escravidão. A partir disso, abre-se um processo em que os acusados têm direito à defesa e a apresentar recursos em duas instâncias.


Conforme regulamentado por instrução normativa, os nomes permanecem publicados na lista por um período de dois anos. Na última sexta-feira (4), outros 120 nomes foram removidos do cadastro após o cumprimento desse prazo.


A nova lista reforça o compromisso das autoridades com a erradicação do trabalho escravo e aponta para a necessidade de vigilância constante sobre práticas que ainda assolam diversos setores do país.


Compartilhar a notícia

Veja também
Preso não é solto após alvará e morre três dias depois em cela
POLíCIA

Preso não é solto após alvará e morre três dias depois em cela

Homem deveria ter sido libertado na sexta-feira por ordem judicial, mas continuou preso até ser encontrado morto no presídio de Ribeirão das Neves

PM apreende faca e veículo em operação contra som alto em Itabira
POLíCIA

PM apreende faca e veículo em operação contra som alto em Itabira

Ação da Polícia Militar mirou denúncias nos bairros Machado e Madre Maria durante a noite de sexta-feira

Identificado jovem executado a tiros em praça de Ipatinga
POLíCIA

Identificado jovem executado a tiros em praça de Ipatinga

Durante o ataque, a namorada de Guilherme, uma jovem também de 18 anos, foi atingida de raspão na perna esquerda. Ela recebeu atendimento médico por uma equipe do Samu e foi liberada após os primeiros cuidados.

POLíCIA

Adolescente de 16 anos é encontrado morto com tiro em residência de Ipatinga

A equipe da perícia esteve na residência e recolheu o revólver, um projétil e o celular da vítima para análise

para você
felipe.jpg
FAMOSOS

Felipe Neto tem prejuízo de meio milhão após aderir ao vegetarianismo

Além de ter contrato encerrado com uma empresa, ele e o irmão Lucas, encerraram franquia de coxinhas

ATENDIMENTO-CORUJÃO.jpg
SAúDE

Corujão da Saúde já atendeu mais de 13 mil pacientes em Fabriciano

aaa
LAZER

Estátua do Buda Gigante se destaca como atração turística no Espírito Santo

Com 35 metros de altura, a obra é a segunda maior estátua de Buda no mundo, atraindo visitantes para o Mosteiro Zen Budista

roberto
FAMOSOS

Roberto Carlos comemora 82 anos consolidado como Rei da Música Brasileira

Artista recebeu inúmeros prêmios e títulos, incluindo o Grammy Latino de Excelência Musical em 2015 e mais de 140 milhões de discos vendidos em todo o mundo