Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Sebastião Coelho anuncia pré-candidatura ao Senado pelo DF

Aos 69 anos, desembargador aposentado, pastor e crítico do STF se lança na disputa e busca legenda para concorrer em 2026

10/05/2025 às 10:24 por Redação Plox

Com um histórico de declarações polêmicas e uma postura firme contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador aposentado Sebastião Coelho anunciou que pretende concorrer a uma cadeira no Senado Federal nas eleições de 2026, representando o Distrito Federal.


Imagem Foto: STF

Aos 69 anos, nascido em Santana do Ipanema (AL), Coelho já exerceu o cargo de desembargador no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e atualmente também atua como pastor na Igreja Batista Vale da Benção. Seu nome ganhou destaque nacional por sua atuação como advogado do ex-assessor especial da Presidência Filipe Martins, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e por seu posicionamento crítico e direto contra as ações do ministro Alexandre de Moraes, do STF.


Apesar de ter oficializado sua pré-candidatura, Coelho ainda não está filiado a nenhum partido político. Ele busca uma legenda que possa viabilizar sua entrada na disputa eleitoral. Há conversas em andamento com o Partido Liberal (PL), mas a sigla já avalia nomes de peso no DF, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a deputada federal Bia Kicis, o que pode dificultar o ingresso do ex-desembargador na legenda.


Durante o período eleitoral de 2022, Sebastião Coelho também foi citado em investigações conduzidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apuram sua suposta participação e incentivo a manifestações que o Judiciário classifica como antidemocráticas. Segundo registros, ele teria sido visto em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, onde manifestantes questionavam o resultado do pleito presidencial.


O CNJ chegou a solicitar a quebra de seu sigilo bancário, em uma tentativa de estabelecer vínculos financeiros com os eventos ocorridos no dia 8 de janeiro. No entanto, a Polícia Federal concluiu que não há provas que conectem Coelho financeiramente aos atos investigados.


"Sou pré-candidato ao Senado e não me calarei diante das injustiças cometidas por membros do STF", afirmou Sebastião Coelho, reforçando seu discurso de oposição às decisões da Suprema Corte.

Enquanto busca consolidar sua candidatura, o ex-desembargador continua ativo nas redes sociais e em aparições públicas, defendendo pautas conservadoras e se posicionando como uma voz crítica ao Judiciário, especialmente a figuras como o ministro Alexandre de Moraes.


Compartilhar a notícia

Veja também
Joice Hasselmann promete expor segredos após processo de Michelle Bolsonaro
POLíTICA

Joice Hasselmann promete expor segredos após processo de Michelle Bolsonaro

Ex-deputada reage à ação movida pela ex-primeira-dama e intensifica ataques nas redes sociais durante viagem à França

Bolsonaro questiona julgamento na 1ª Turma do STF e pede análise no Plenário
POLíTICA

Bolsonaro questiona julgamento na 1ª Turma do STF e pede análise no Plenário

Defesa do ex-presidente argumenta que crimes comuns de um chefe de Estado devem ser julgados pelo Plenário do Supremo

Despesa com pessoal em Timóteo fica abaixo do limite legal estabelecido pela LRF
POLíTICA

Despesa com pessoal em Timóteo fica abaixo do limite legal estabelecido pela LRF

Números da prestação de contas do 3º quadrimestre de 2020 foram apresentados nesta quinta-feira no plenário da Câmara de Vereadores

POLíTICA

Filho de Alexandre de Moraes agrediu empresário, confirma laudo técnico

Laudo revela agressão de Alexandre Barci, filho do ministro do STF, a Roberto Mantovani, intensificando tensão jurídica e midiática.