Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Brasil pode retomar horário de verão para evitar apagões, diz ONS

Estudo aponta risco de colapso no sistema elétrico nos próximos anos e propõe medidas como retorno do horário de verão

10/07/2025 às 10:15 por Redação Plox

Diante da crescente demanda de energia nos horários de pico e das limitações da matriz elétrica nacional, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lançou nesta terça-feira (8) o Plano da Operação Energética (PEN 2025), apontando para possíveis dificuldades no fornecimento de potência elétrica no Brasil entre 2025 e 2029.


Imagem Foto: Pixabay

O estudo, que analisa o Sistema Interligado Nacional (SIN), alerta que, sem a realização de novos leilões, será necessário acionar usinas térmicas flexíveis nos momentos de maior consumo, especialmente no fim do dia. Como medida alternativa, o ONS cogita recomendar o retorno do horário de verão, política suspensa desde o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão, no entanto, dependerá de avaliações futuras sobre o atendimento à demanda.


A geração de energia no Brasil tem aumentado, impulsionada principalmente por fontes intermitentes, como a solar, eólica e a mini e microgeração distribuída (MMGD). Porém, essas tecnologias apresentam limitações durante a noite, exatamente quando a necessidade de potência é mais alta.


Para os próximos anos, estima-se que a capacidade instalada no país cresça 36 Giga Watts (GW), alcançando 268 GW até 2029. A energia solar, juntamente com a MMGD, deverá representar 32,9% da matriz elétrica nacional, tornando-se a segunda maior fonte do SIN.


Essa mudança estrutural na matriz, com a ampliação das fontes renováveis, tem exigido mais flexibilidade operacional, sobretudo das hidrelétricas e térmicas. O ONS prevê que, já a partir de outubro deste ano, será necessário um alto volume de despacho térmico adicional para manter o atendimento.


Apesar disso, o operador ressalta que o sistema não deve adotar geração térmica com pouca flexibilidade ou acionamento demorado. O foco deverá ser em usinas com capacidade de adaptação rápida às variações de demanda e geração renovável ao longo do dia.


Um dos fatores que agrava a situação é a ausência de leilões de reserva de capacidade. Previsto inicialmente para agosto do ano passado, o certame foi judicializado e adiado diversas vezes, sendo efetivamente cancelado após o Ministério de Minas e Energia revogar suas regras em abril deste ano. Uma nova portaria poderá reabrir o processo futuramente, com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) coordenando o leilão na plataforma da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).


Para o período de 2026 a 2029, o documento do ONS aponta violações recorrentes no critério de confiabilidade do sistema, indicando risco explícito de insuficiência de potência — conhecido como LOLP — em todos os anos analisados. Segundo o operador, é urgente a retomada de leilões anuais de reserva de capacidade para equilibrar o fornecimento.


Outro desafio são as chamadas “cargas especiais”, como datacenters e plantas de hidrogênio verde, que têm alta demanda e baixa flexibilidade operacional. Esses empreendimentos aumentam ainda mais a pressão sobre o sistema, sobretudo nos horários noturnos, período já identificado como crítico para o fornecimento.


O PEN 2025 conclui que a busca por soluções estruturais, incluindo o eventual retorno do horário de verão, é indispensável para garantir o equilíbrio energético do país nos próximos anos.


Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Nubank / Divulgação
ECONOMIA

Nubank, o gigante bancário digital, junta-se ao desenrola Brasil

Nubank é o banco exclusivamente digital com maior número de clientes no Brasil

Portaria estabelece medidores inteligentes em todo o Brasil até 2035
ECONOMIA

Portaria estabelece medidores inteligentes em todo o Brasil até 2035

Residências e pequenos comércios terão substituição obrigatória dos equipamentos analógicos por medidores digitais

CENIBRA anuncia nova diretoria com brasileiros em cargos de alta gestão
ECONOMIA

CENIBRA anuncia nova diretoria com brasileiros em cargos de alta gestão

Júlio Ribeiro assume como Diretor-Presidente Executivo a partir de abril; mudanças reforçam plano estratégico focado em sustentabilidade e inovação

MEI
ECONOMIA

MEI poderá emitir nota fiscal de serviço no Portal do Simples Nacional

Mais de 13 milhões de empreendedores devem ser beneficiados

para você
Vídeo: Mulher sem CNH e bêbada bate carro em escola de Ipatinga no fim da madrugada
POLíCIA

Vídeo: Mulher sem CNH e bêbada bate carro em escola de Ipatinga no fim da madrugada

Veículo colidiu contra muro de escola municipal após motorista perder controle da direção

SAúDE

Instituto mário penna transforma hospital luxemburgo em unidade 100% SUS

Hospital em Belo Horizonte ampliará leitos e especialidades para atender pacientes em situação de vulnerabilidade

Isaquias Queiroz inicia sonho do ouro na canoagem em Tóquio
ESPORTES

Isaquias Queiroz inicia sonho do ouro na canoagem em Tóquio

O canoísta já conquistou três medalhas em Olimpíadas

cvnv
ESPORTES

Goiás supera América-MG em despedida amarga da Série A

Em confronto final da temporada, equipes já rebaixadas proporcionam partida sem brilho, marcando o fim de uma era na elite do futebol brasileiro.