Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PSD se prepara para receber 30 novos prefeitos em Minas Gerais

Evento marcado para 15 de setembro oficializará filiações e ampliará influência do partido, que passará a comandar quase 20% das prefeituras mineiras

10/09/2025 às 10:44 por Redação Plox

O Partido Social Democrático (PSD) está prestes a consolidar ainda mais sua força em Minas Gerais, ao oficializar a filiação de 30 prefeitos que até então pertenciam a outras legendas. Essa movimentação ampliará a base da sigla, que passará de 139 para 169 chefes de Executivos municipais no estado. Com isso, o PSD passará a governar 19,8% das 853 prefeituras mineiras.


Imagem Foto:

A oficialização das novas adesões acontecerá na próxima segunda-feira, 15 de setembro, durante o Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas do PSD-MG, marcado para o bairro Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A cerimônia contará com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que vem liderando uma articulação nacional para fortalecer ainda mais o PSD após os resultados expressivos nas eleições de 2024.


O deputado estadual Cássio Soares, responsável pelo comando da legenda no estado, preferiu não divulgar a lista completa dos novos filiados. No entanto, ressaltou que o desempenho do partido no último pleito municipal e o projeto político encabeçado pela legenda foram determinantes para atrair os novos quadros.


"Ter conquistado o maior número de prefeituras em Minas e no Brasil é um fator de grande peso, e nosso projeto político tem mostrado coerência e capacidade de gestão", afirmou Soares.

Além do fortalecimento no Executivo municipal, o PSD mineiro também se expande no Legislativo. Um dos destaques será a filiação do deputado estadual Gustavo Valadares, que deixará o PMN para integrar o partido de Kassab. Ex-secretário de Governo na gestão de Romeu Zema (Novo), Valadares reforçará a bancada do PSD na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que passará a contar com 11 cadeiras.


Essa ampliação no número de filiados com mandato ativo fortalece o partido para o cenário de 2026. A legenda tem como objetivo eleger 15 deputados estaduais e conquistar ao menos oito cadeiras na Câmara dos Deputados. O plano inclui ampliar a capilaridade política no interior do estado e reforçar alianças estratégicas em todo o território mineiro.


No cenário nacional, a filiação de prefeitos em Minas faz parte de uma movimentação mais ampla liderada por Gilberto Kassab. Após o PSD conquistar 887 prefeituras nas eleições municipais de 2024, o partido vem repetindo a estratégia em diversos estados. No final de agosto, por exemplo, 30 prefeitos migraram para a sigla no Rio Grande do Sul, ampliando de 12 para 42 o número de municípios governados pelo partido naquele estado.


Com ações coordenadas em todo o país, o PSD busca se posicionar como uma das principais forças políticas do Brasil nas próximas eleições gerais, apostando no crescimento constante por meio de alianças, filiações e ampliação de sua presença institucional.


Compartilhar a notícia

para você
estudando
EDUCAçãO

Senai oferece cursos gratuitos de capacitação profissional

A duração dos cursos variam de horas a alguns meses

Após affair com Luiz Carlos, do Raça Negra, atriz Mariana Malavazzi entra no reality Bela do Verão
FAMOSOS

Após affair com Luiz Carlos, do Raça Negra, atriz entra no reality Bela do Verão

Agora solteira, ela quer focar no reality show e investir ainda mais na sua carreira artística

fabri.jpg
GERAL

Coronavírus: casos suspeitos em Fabriciano chegam a quase 100

O número de casos suspeitos aumentaram, porém, em menor quantidade do que em outros dias

Hugo Calderano vence a Copa do Mundo de Tênis de Mesa e quebra hegemonia asiática
ESPORTES

Hugo Calderano vence a Copa do Mundo de Tênis de Mesa e quebra hegemonia asiática

Brasileiro supera o número 1 do mundo na final e se torna o primeiro atleta das Américas a conquistar o título