Consórcio de imóveis cresce na pandemia

Além do aumento na procura por essa alternativa em nível nacional, o Vale do Aço registrou abertura de empresa no setor

Por Plox

10/11/2021 16h21 - Atualizado há mais de 2 anos

Além da compra à vista e o financiamento, o consórcio se tornou uma das alternativas para conquistar vários bens, desde veículos, imóveis a eletro eletrônicos. A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) registrou neste ano, no acumulado de janeiro a julho, um aumento de 65% nas adesões em relação ao mesmo período do ano passado. 

O setor de imóveis chama a atenção. No total de 8,04 milhões de participantes ativos, 1,12 mi adquiriu um consórcio de imóvel no ano corrente, contra cerca de 850 mil em 2020. Em Ipatinga, no Vale do Aço, uma empresa no ramo de construção civil decidiu apostar no segmento em meio à pandemia da covid-19. 

Em entrevista ao Plox, Nayara detalhou sobre o setor. Veja no final da matéria. Foto: reprodução/vídeo

 

"As pessoas estão buscando alternativas. Cada dia que passa o consumidor está ficando com mais acesso, com mais informação, está cuidando melhor do seu dinheiro [...] Então, a busca por algo muito mais atrativo, mais acessível, com menos taxa, está sendo muito mais bem acolhido dentro do nosso mercado atualmente", explicou a gerente comercial da WR Consórcio, Nayara Anastacio.

O consórcio tem chamado a atenção, também, de brasileiros que moram no exterior e buscam uma forma de continuar investindo no país de origem. Silvia Lopes Barbosa mora em Boston, no estado norte-americano de Massachusetts, há 5 anos e decidiu contratar uma carta de crédito pela segunda vez. A primeira foi quando ainda estava no Brasil.

“Como a primeira experiência foi boa, resolvi fazer outro agora. Sempre pensei em investir no Brasil que é meu país do coração, eu tenho o terreno e fiz o consórcio para fazer a obra nele”, afirma. “E por ser uma forma de investimento seguro e prático sem burocracias, principalmente por estar morando em outro país, foi perfeito”, complementa a cabeleireira.

Já Israel Castro, que mora no estado da Flórida, nos Estados Unidos, aderiu ao consórcio de imóveis pela primeira vez há cerca de um mês. “Eu tenho alguns imóveis já investidos aí no Brasil. Não tenho pretensão de ir embora, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã. Então, como eu invisto aqui nos Estados Unidos, eu invisto também no Brasil", afirma. "Eu quero ver como vai funcionar e dependendo de como for eu vou fazer outros consórcios", conclui.

Mesmo morando no exterior, Silvia e Israel decidiram investir no Brasil por meio do consórcio de imóveis. Foto: arquivo pessoal/montagem

 

Afinal, o que é o consórcio?

O consórcio é conhecido pela oportunidade de ir pagando um imóvel sem juros e sem entrada. O interessado participa de um grupo com outras pessoas que têm o mesmo objetivo. Todos pagam mensalmente uma parcela da carta de crédito contratada. 

Todo mês são realizados sorteios que definirão o contemplado da vez. Geralmente, são dois tipos de sorteios, um para aqueles que fizeram um lance, ou seja, deram uma certa quantia em dinheiro para acelerar a contemplação. Outro tipo é o sorteio sem a necessidade dessa antecipação. O sortudo recebe o valor da carta antes mesmo de terminar de pagar as parcelas. 

O que é carta de crédito?

Carta de crédito representa o valor em dinheiro que o cliente será contemplado. Por exemplo, na WR Consórcio o valor mínimo a ser contratado é de um imóvel de R$ 150 mil, estabelecido conforme a realizada da região. Se contemplado, o cliente pode usar o dinheiro para comprar uma casa ou apartamento novo, ou usado, um lote para construir, um sítio, um imóvel comercial, ou até para quitar financiamentos.

Veja a entrevista:

Destaques