Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
VÍDEO: casal de estrangeiros e bebê morrem após carro ser arrastado pela enxurrada em Palhoça; imagens registraram momento em que carro é levado
Haitiano, dominicana e filha de cinco meses morreram depois que a Land Rover em que estavam foi levada pela correnteza em trecho sem guard-rail; cidade registrou mais de 137 mm de chuva em 12 horas
10/12/2025 às 10:06por Redação Plox
10/12/2025 às 10:06
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O casal de estrangeiros Mackendy Bernard, de 32 anos, e Michelaine Francique, além da filha de cinco meses, morreu após o carro em que estavam ser arrastado pela correnteza durante as fortes chuvas que atingiram Palhoça, na Grande Florianópolis, na terça-feira (9). O veículo, uma Land Rover, foi levado pela enxurrada em uma área sem proteção lateral na via.
Mackendy nasceu no Haiti e a esposa, Michelaine, na República Dominicana; juntos desde 2023, o casal administrava imobiliárias na região
Foto: Reprodução / Redes sociais.
Imagens registradas por uma moradora mostram o momento em que o carro é levado pela força da água. Palhoça foi uma das cidades mais atingidas da Grande Florianópolis e registrou 137,2 milímetros de chuva em apenas 12 horas, a segunda maior marca do estado no período.
Testemunha filmou enxurrada e tentou alertar motorista
A autora da gravação, Elisabete Alves de Jesus, contou que filmava a tubulação após a queda de um muro quando percebeu a aproximação do carro da família. Ela relatou que havia outro veículo parado, aguardando o nível da água baixar, e acreditou que o motorista da Land Rover teria a mesma atitude.
Segundo Elisabete, o trecho da via não tinha guard-rail, estrutura de proteção lateral, e o casal havia sido visto momentos antes em frente a uma igreja. Ela afirmou ainda que não sabia da presença da bebê dentro do veículo.
Momento em que a Land Rover é levada pela força da água.
Vídeo: Reprodução / Redes sociais.
Família atuava no mercado imobiliário e havia se mudado há pouco
Mackendy era natural do Haiti, enquanto Michelaine era da República Dominicana. O casal estava junto desde 2023, administrava imobiliárias na região e havia se mudado recentemente para o bairro São Sebastião, onde o acidente ocorreu.
Nas redes sociais, os dois compartilhavam conquistas profissionais como corretores de imóveis e momentos em família com clientes e com a filha. Em nota, a imobiliária em que atuavam confirmou a morte da família e informou a suspensão temporária das atividades.
Neste momento de luto e recolhimento, pedimos a compreensão de todos. Os compromissos e atendimentos serão temporariamente suspensos.
Imobiliária
Instabilidade continua com risco de novos temporais
De acordo com a Defesa Civil, o tempo deve seguir instável até quarta-feira (10), com temporais, alagamentos e rajadas de vento que podem chegar a 80 km/h.
O órgão divulgou orientações para a população em caso de mau tempo. Em situações de emergência, os telefones disponíveis são 193, do Corpo de Bombeiros, e 199, da Defesa Civil.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta que a população adote os seguintes cuidados:
• Jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
• Não dirigir em locais alagados;
• Em alagamentos, evitar contato com a água;
• Evitar caminhar ou andar de bicicleta na orla quando as ondas estiverem atingindo a rodovia;
• Durante ventos mais fortes, buscar um local abrigado;
• O abrigo deve ser distante de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.