Extra

Ciclone extratropical segue provocando ventos fortes e chuvas em Minas Gerais

Sistema formado no Sul do Brasil segue influenciando o tempo em Minas, com rajadas de até 80 km/h no Sul de Minas e Zona da Mata e previsão de fim de semana chuvoso em todo o estado

10/12/2025 às 13:12 por Redação Plox

Formado entre segunda (8/12) e terça-feira (9/12) no Sul do Brasil, o ciclone extratropical continua influenciando o tempo em Minas Gerais, com registro de chuvas em várias regiões do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (10/12) o sistema se afasta em direção ao oceano, o que favorece a ocorrência de ventos intensos no litoral das regiões Sul e Sudeste.


Foto: INMET

Ventos fortes atingem Sul de Minas e Zona da Mata

Em Minas Gerais, o impacto do ciclone é considerado indireto, mas a presença de ventos fortes chama a atenção, sobretudo no Sul de Minas e na Zona da Mata nesta quarta-feira (10/12). Nessas áreas, as rajadas podem variar entre 60 km/h e 80 km/h.

Nas demais regiões mineiras, a previsão indica rajadas de vento ocasionais, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h ao longo do dia.

Céu nublado e pancadas de chuva em grande parte do estado

O dia será de céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Metropolitana, Sul e Zona da Mata. Nesses locais, a combinação de nuvens carregadas e instabilidades aumenta a possibilidade de temporais localizados.

Nas demais áreas de Minas, o céu deve permanecer parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva entre o fim da tarde e a noite, acompanhadas de trovoadas isoladas.

Tendência para os próximos dias em Minas Gerais

Segundo o Inmet, os efeitos diretos do ciclone tendem a enfraquecer entre esta quarta-feira (10) e quinta-feira (11). No entanto, a formação de uma nova área de instabilidade pode deixar o fim de semana chuvoso em boa parte do estado.

A previsão indica que, em todo o território mineiro, o sábado (13) e o domingo (14) devem ter céu nublado, com possibilidade de chuva a qualquer momento, mantendo o tempo instável ao longo dos dois dias.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a