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Economia
Pedágio da BR-381 na Fernão Dias deve ficar mais caro após nova licitação
Ministro dos Transportes afirma que tarifa atual é uma das mais baixas de MG e SP e não condiz com relevância da via; nova concessão prevê R$ 14 bilhões em obras e investimentos
10/12/2025 às 10:27por Redação Plox
10/12/2025 às 10:27
— por Redação Plox
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O pedágio da BR-381, na rodovia Fernão Dias, deve ficar mais caro após a nova licitação marcada para esta quinta-feira (11), em São Paulo. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que considera necessário elevar a tarifa para viabilizar um novo ciclo de investimentos na via.
Ministro dos Transportes afirma que o valor atual não corresponde à importância da rodovia
Foto: Reprodução / Ministério do Turismo.
Tarifa atual é considerada baixa para o nível de investimento
Segundo o ministro, o trecho da BR-381 que liga Belo Horizonte à capital paulista está entre os pedágios mais baratos das rodovias de Minas Gerais e de São Paulo, o que, na avaliação dele, não condiz com a relevância da Fernão Dias para o escoamento de cargas e a circulação de passageiros.
Renan Filho lembrou que a concessão em vigor foi firmada há muitos anos, o que resultou em uma tarifa insuficiente para bancar obras estruturantes ao longo da rodovia. Ele citou a ausência de acessos adequados às cidades, falta de viadutos e o fato de que, em diversos trechos urbanos, a passagem continua precária.
Como essa rodovia foi licitada lá atrás, o pedágio ficou muito pequeno para a necessidade de investimento. Então quando você entra em Minas Gerais, não tem obra de acesso às cidades, não tem viaduto, a passagem é urbana dentro das cidades, ela é precária.
Renan Filho, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC
Nova concessão prevê pacote de obras e R$ 14 bilhões em investimentos
O leilão da Fernão Dias deve atrair a disputa de grandes grupos do setor de concessões, entre eles CCR, EPR e Arteris. A expectativa do governo federal é de que a nova concessionária assuma o compromisso de investir cerca de R$ 14 bilhões ao longo do contrato.
Entre as obras previstas estão a implantação de faixas adicionais, construção de vias marginais, correções de traçado e instalação de Pontos de Parada e Descanso (PPDs), além de outras intervenções para melhorar a fluidez e a segurança da rodovia. Sem a nova licitação, a avaliação do governo é de que a Fernão Dias poderia ficar mais uma década sem receber investimentos significativos, o que colocaria em risco a capacidade da via de atender ao crescimento da demanda entre São Paulo e Belo Horizonte.
Duplicação da BR-381 avança sem necessidade de emendas
Além da concessão da Fernão Dias, o ministro dos Transportes destacou o andamento das obras de duplicação de outro trecho da BR-381, cuja licitação já foi concluída. De acordo com Renan Filho, a empresa responsável está cumprindo o cronograma previsto e a duplicação deve começar em fevereiro.
O ministro afirmou que o financiamento dessas intervenções será garantido principalmente pela própria cobrança de pedágio aos usuários, sem necessidade de emendas parlamentares específicas para essa obra. Na avaliação dele, o fluxo de receita tarifária será suficiente para sustentar os investimentos planejados.
Renan, no entanto, sugeriu que a bancada de deputados e senadores de Minas Gerais concentre eventuais emendas em outras ligações rodoviárias consideradas estratégicas no estado. Ele citou como exemplos a BR-251, a BR-367 e a saída de Belo Horizonte em direção a Caetés, obra que deve ser executada diretamente pelo poder público e que, segundo o ministro, poderia ser fortemente beneficiada por aportes adicionais do orçamento.