Extra

Ventos fortes em SP provocam caos aéreo e afetam voos em Brasília

Rajadas que chegaram a 96,3 km/h em Congonhas causaram cancelamentos, alternâncias de rota e atrasos em São Paulo e no Aeroporto JK, em Brasília

10/12/2025 às 21:41 por Redação Plox

As fortes rajadas de vento que atingiram o estado de São Paulo nesta quarta-feira (10) afetaram a malha aérea e provocaram impactos nos voos que decolariam ou pousariam no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Mau tempo em São Paulo afetou voos no aeroporto de Brasília

Mau tempo em São Paulo afetou voos no aeroporto de Brasília

Foto: Foto: Reprodução

De acordo com a Inframerica, administradora do terminal brasiliense, até as 19h, 11 voos haviam sido cancelados e outros 8 registravam atrasos superiores a 15 minutos.

Voos desviados e retorno de aeronave a Brasília

Segundo a concessionária, um avião da Latam que havia decolado com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou retornar ao Distrito Federal.

Outras duas aeronaves que saíram de diferentes aeroportos mudaram a rota e pousaram no Aeroporto de Brasília, onde devem aguardar autorização para voltar a decolar em direção a São Paulo.

Reflexos em Congonhas e Guarulhos

No Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, os atrasos e cancelamentos provocaram filas em todo o saguão principal.


Até as 17h30, Congonhas havia registrado 121 voos cancelados, sendo 50 chegadas e 71 partidas, conforme informou a concessionária Aena.


Já no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, 31 voos de chegada precisaram ser alternados para outros aeroportos, em razão das condições meteorológicas adversas.

Rajadas de vento acima de 90 km/h

Ao meio-dia, o Aeroporto de Congonhas registrou ventos de 96,3 km/h, segundo a Defesa Civil. Rajadas acima de 90 km/h são classificadas como muito fortes e podem causar queda de galhos, danos em estruturas frágeis e dificultar a circulação de pessoas e veículos.

Orientação aos passageiros

A Inframérica informou que a instabilidade climática que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira (10) impactou as operações nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, o que acabou refletindo também nos voos da capital federal.


Até as 19h, o balanço da administradora apontava 11 voos cancelados e 8 com atraso superior a 15 minutos no Aeroporto de Brasília. Um avião da Latam que seguia para Congonhas precisou retornar ao DF, enquanto outras duas aeronaves alternaram para o terminal brasiliense.


A concessionária orienta os passageiros com voos programados para São Paulo nesta quarta-feira (10) a entrarem em contato diretamente com as companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre as operações.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a