Produção industrial de Minas recua 4,7% em dezembro e interrompe sequência de altas
Queda na série com ajuste sazonal foi a principal influência negativa no indicador geral do período; no Brasil, produção caiu 1,2% no mês
11/02/2026 às 09:52por Redação Plox
11/02/2026 às 09:52
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A produção industrial de Minas Gerais recuou 4,7% em dezembro de 2025, na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. O movimento interrompeu uma sequência de quatro meses seguidos de crescimento da atividade no estado.
Legenda: Em relação ao mesmo mês do ano anterior, entre as 14 atividades divulgadas para Minas Gerais, o maior avanço ocorreu em "Máquinas e equipamentos" (48,7%)
Foto: Gilson Abrei/AEN
Minas puxa resultado negativo da indústria em dezembro
O desempenho mineiro se destacou como a principal influência negativa no indicador nacional da produção industrial em dezembro. No mesmo período, a produção industrial do país também caiu, com variação de -1,2%.
Entre os 15 locais pesquisados, 12 registraram queda na produção em dezembro de 2025. As retrações mais intensas foram observadas na Bahia (-10,1%) e no Pará (-9,2%), enquanto Rio de Janeiro (2,3%) e Mato Grosso (1,3%) tiveram as maiores expansões percentuais.
Três anos seguidos de crescimento na produção industrial
Apesar do recuo no fim do ano, Minas Gerais encerrou 2025 com crescimento da produção industrial pelo terceiro ano consecutivo, mantendo a trajetória positiva no resultado anual.
Setor de máquinas e equipamentos lidera alta
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, entre as 14 atividades industriais pesquisadas em Minas Gerais, o maior avanço foi registrado em máquinas e equipamentos, com alta de 48,7%.
Outros resultados para Minas Gerais constam no release anexo à divulgação. Os dados nacionais podem ser consultados diretamente na Agência de Notícias do IBGE, no endereço informado no comunicado original.
Informações adicionais sobre o tema estão disponíveis na página do IBGE na internet (www.ibge.gov.br) e na Agência de Notícias IBGE (agenciadenoticias.ibge.gov.br).