Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Governo lança guia com restrições para uso de celulares por menores

Documento recomenda que crianças com menos de 12 anos não tenham celulares próprios e alerta para riscos do uso excessivo de telas

11/03/2025 às 19:50 por Redação Plox

O governo federal lançou, nesta terça-feira (11), um guia destinado a orientar pais, educadores, profissionais da saúde e forças de segurança sobre o uso de celulares e tablets por crianças e adolescentes. O documento, intitulado 'Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais', foi elaborado por sete ministérios, incluindo o da Educação e o da Saúde.


Imagem Foto: Pixabay

A publicação traz recomendações para limitar o uso de dispositivos eletrônicos, visando evitar impactos negativos na saúde mental e física dos jovens. Entre as diretrizes, o guia sugere que crianças com menos de 12 anos não tenham celulares próprios e que, até os 2 anos, o uso de telas seja restrito a interações por videochamadas com familiares.


Além disso, orienta que adolescentes de 12 a 17 anos utilizem dispositivos digitais sob acompanhamento de adultos. Já no caso de crianças e adolescentes com deficiência, o documento destaca a importância da tecnologia para acessibilidade, permitindo um uso mais amplo dos dispositivos, independentemente da idade.


A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou, em um vídeo exibido durante a cerimônia de lançamento, que o excesso de telas pode provocar ansiedade, depressão, sedentarismo e expor menores a riscos de violação de direitos. Segundo ela, o guia se baseia em evidências científicas e na escuta de especialistas e interessados no tema.


A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, enfatizou que o material pode ser útil também para os adultos, ajudando a conscientizar sobre o uso equilibrado da tecnologia. Ela pontuou que a ideia não é proibir, mas restringir e promover interações saudáveis, além de sugerir alternativas de atividades fora das telas.


De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 93% da população entre 9 e 17 anos já utiliza a internet no Brasil, o que representa cerca de 25 milhões de pessoas. O estudo também revelou que 23% dos usuários dessa faixa etária acessaram a internet pela primeira vez até os 6 anos de idade, um percentual que era de 11% em 2015.


A secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello, alertou sobre os perigos das redes sociais para crianças e adolescentes, incluindo a exposição a conteúdos impróprios, abusivos e casos de extorsão. Ela ressaltou que o guia fornece orientações para identificar riscos e denunciar crimes virtuais.


A secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lilian Cintra, afirmou que o material também servirá de base para a capacitação das forças de segurança no combate a crimes digitais contra menores. Segundo ela, é essencial que as polícias estejam preparadas para lidar com violações cometidas no ambiente digital.


O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, João Brant, informou que o guia passará por atualizações periódicas, acompanhando as mudanças tecnológicas e sendo aprimorado com o apoio de especialistas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Lula chama ação de Israel em Gaza de genocídio e condena expansão de assentamentos
POLíTICA

Lula chama ação de Israel em Gaza de genocídio e condena expansão de assentamentos

Durante convenção do PSB, presidente afirma que ataques ultrapassam o direito à defesa e defende criação do Estado Palestino

Ministro de Israel chama Lula de antissemita e o liga ao presidente do Irã
POLíTICA

Ministro de Israel chama Lula de antissemita e o liga ao presidente do Irã

Israel Katz acusa presidente brasileiro de apoiar o Hamas e critica saída do Brasil de entidade internacional

Maioria dos brasileiros considera justa prisão domiciliar de Bolsonaro, aponta Quaest
POLíTICA

Maioria dos brasileiros considera justa prisão domiciliar de Bolsonaro, aponta Quaest

Levantamento revela que mais da metade da população acredita que o ex-presidente agiu de propósito para provocar Alexandre de Moraes

Pacheco critica anistia em evento com Lula em Minas Gerais
POLíTICA

Pacheco critica anistia em evento com Lula em Minas Gerais

Durante cerimônia no Vale do Jequitinhonha, senador rejeita perdão aos envolvidos no 8 de janeiro e recebe apoio de Lula para 2026

para você
Casos de intoxicação por metanol sobem para 225 e acendem alerta nacional
SAúDE

Casos de intoxicação por metanol sobem para 225 e acendem alerta nacional

Ministério da Saúde amplia estoques de antídotos e investigações se intensificam após mortes e contaminações em diversos estados

Alunos de Ipatinga vivenciam tradições rurais e fortalecem identidade cultural
EDUCAçãO

Alunos de Ipatinga vivenciam tradições rurais e fortalecem identidade cultural

Projeto Outeiros de Minas leva estudantes do bairro Ipaneminha ao Recanto Vovô Teixeira em experiência com saberes tradicionais

ate
LAZER

Projetos nascidos em BH ampliam alcance do grafite e promovem inovação

Atualmente, ao menos quatro iniciativas envolvem o grafite na capital mineira

 Foto: Reprodução/TV Globo
FAMOSOS

Assaltantes da residência dos pais de Bruna Biancardi são identificados e presos

Jovens cometem assalto em condomínio de Cotia e são capturados após investigação policial