Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Presidente Lula embarca para a China com expectativas comerciais e diplomáticas

Além de questões comerciais, o governo brasileiro espera que a visita de Lula possa melhorar a relação diplomática com a China, após as hostilidades do governo anterior

11/04/2023 às 11:27 por Redação Plox

Nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para a China após adiar a viagem por conta de um diagnóstico de pneumonia. A visita é muito aguardada, já que a China é o principal parceiro comercial do Brasil, recebendo 27% das exportações brasileiras em 2022.

Além de questões comerciais, o governo brasileiro espera que a visita de Lula possa melhorar a relação diplomática com a China. O presidente teve que adiar a primeira reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para maio, que será composto por 200 integrantes da sociedade civil.

Durante a viagem de Lula, Alckmin será o presidente em exercício. Foto: Ricardo Stuckert.

 

Setores como agronegócio, infraestrutura e tecnologia são os principais alvos da agenda econômica na viagem. Com relação ao agronegócio, especialistas apontam a oportunidade de o país expandir a exportação de carnes para o mercado asiático. Desde 2013, a China é o principal destino dos produtos do agronegócio brasileiro, representando 31,9% da exportação em 2022.

Na infraestrutura, a China é um dos principais investidores no Brasil, com 4,8% do total de investimentos internacionais entre 2007 e 2021. A expectativa é que a visita possa fortalecer ainda mais essa relação, sendo importante para o Brasil suprir carências no setor.

Com relação à tecnologia, a viagem anterior de Lula incluía uma visita a um centro de pesquisa da Huawei e uma parceria no desenvolvimento de tecnologia de monitoramento. Antes do diagnóstico do presidente, o Itamaraty pretendia assinar pelo menos 20 acordos com os chineses durante a viagem, incluindo a reativação de um fundo de R$ 20 bilhões criado em 2015.

Geopolítica em discussão 

No âmbito geopolítico, Lula deve discutir com o presidente chinês, Xi Jinping, o seu acordo de paz para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula defendeu o fim da guerra em café com jornalistas e sugeriu que a Ucrânia poderia ceder a península da Crimeia à Rússia em troca de um acordo de paz. A declaração gerou críticas de autoridades ucranianas. A postura da China sobre a guerra não deve mudar substancialmente, considerando a recente visita de Xi ao presidente Vladimir Putin.

Compartilhar a notícia

Veja também
Câmara de Ipatinga retoma projeto sobre internação involuntária de dependentes químicos
POLíTICA

Câmara de Ipatinga retoma projeto sobre internação involuntária de dependentes químicos

Proposta prevê atendimento hospitalar para usuários em situação de rua com base em leis federais; internações devem durar no máximo 90 dias

POLíTICA

Impeachment de Alexandre de Moraes ganha apoio de 150 deputados e 31 senadores

Parlamentares manifestam apoio ao pedido contra o ministro do STF; novo protocolo será realizado na próxima segunda-feira.

Senado
POLíTICA

Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC dos Benefícios Sociais

Sessão foi suspensa por problemas técnicos e será retomada nesta 4ª

ç
POLíTICA

Base aliada do governo Lula racha: Quatro deputados assinam pedido de impeachment

A maioria dos deputados que assinaram o pedido de impeachment é filiada ao Partido Liberal (PL), o mesmo de Bia Kicis e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

para você
Foto: Pixabay / Reprodução
SAúDE

Misturar produtos de limpeza pode ser mortal, alerta pesquisa da UFABC

Jovem de 20 anos precisou ser internada em Cuiabá (MT), na última semana, após misturar produtos químicos para lavar banheiro

 Foto: Divulgação/Eduardo Anizelli/BlocoRitaleena
GERAL

Prefeitura de SP divulga cronograma e regras para inscrição de blocos no carnaval de rua 2024

Procedimentos simplificados para blocos tradicionais e datas das festividades são anunciadas

Homem é agredido com cavadeira durante briga em Coronel Fabriciano; autor segue foragido
POLíCIA

Homem é agredido com cavadeira durante briga em Coronel Fabriciano; autor segue foragido

Após discussão, vítima de 30 anos sofreu ferimento na cabeça e foi socorrida ao hospital; autor não foi identificado

jogo
ESPORTES

Flamengo vence o Corinthians e avança às semi da Libertadores

No Maracanã lotado, o rubro negro carioca se impôs e controlou a partida