Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Estudo revela que estímulo elétrico pode ajudar ex-fumantes a superar vício

Especialista explica como o procedimento acontece

11/05/2022 às 16:11 por Redação Plox

Ex-fumantes que passam por sessões regulares de estimulação cerebral externa têm duas vezes menos chance de voltar a fumar nos três a seis meses após parar com o cigarro. A constatação foi realizada através de um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Dijon, na França. 

Segundo o estudo, a técnica usa uma corrente elétrica leve para ativar as células cerebrais que diminuem o desejo por nicotina. O PhD em Neurociências e Biólogo, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explicou como o procedimento acontece.

“Na estimulação magnética transcraniana, uma bobina de metal é colocada no couro cabeludo do paciente. A bobina gera pulsos magnéticos que induzem correntes elétricas no tecido cerebral. Dependendo da frequência dos pulsos, a atividade na área alvo é aumentada ou diminuída.”

Segundo o professor, a “estimulação transcraniana por corrente contínua envia uma corrente direta de baixa intensidade através do cérebro, usando eletrodos colocados na cabeça do paciente. Essa corrente fraca afeta a atividade cerebral.”

Ainda conforme Agrela, a estimulação cerebral não invasiva (NIBS) é indolor e segura, tem efeitos colaterais mínimos e tem sido usada em milhares de pessoas em todo o mundo. 

Além disso, a técnica tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e reduzir os efeitos de problemas relacionados à fala, deglutição, movimento, cognição e outras funções. Isso pode ser alcançado com uma das duas abordagens:

“Estimulando a área danificada do cérebro para ajudar a restaurar a função afetada estimulando uma área diferente do cérebro para compensar a perda de função”, finalizou. 

Compartilhar a notícia

Veja também
Homem é socorrido após se confundir e passar cola instantânea no olho em MG
GERAL

Homem é socorrido após se confundir e passar cola instantânea no olho em MG

Vítima de 34 anos foi atendida após lesionar a córnea ao manusear cola instantânea em casa, em Poços de Caldas

Edição
GERAL

Prefeitura de Ipaba lamenta morte de paciente do Caps em confronto com militares

A prefeitura ainda afirmou que “irá acompanhar as investigações pelas autoridades competentes e dar os devidos esclarecimentos tanto do fato ocorrido quanto do acompanhamento/tratamento ofertado ao Tavinho”

Mulher morre após consumir 'falsa couve’ em MG
GERAL

Mulher morre após consumir 'falsa couve’ em MG

Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, ingeriu falsa couve durante almoço familiar; outras três pessoas também foram intoxicadas, uma segue em estado grave.

Governadores pedem fim das restrições à pílula usada em aborto nos EUA
GERAL

Governadores pedem fim das restrições à pílula usada em aborto nos EUA

Califórnia, Oregon, Washington e Nevada pressionam FDA por liberação total da mifepristona, utilizada em abortos medicamentosos