Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Autoridades alertam para os riscos do "Desafio da pimenta" nas redes sociais

"Chili challenge" ou "desafio da pimenta", já acumula mais de 200 milhões de visualizações na plataforma e levou algumas pessoas a sofrerem complicações de saúde

11/05/2023 às 11:08 por Redação Plox

Comer pimentas extremamente ardidas e compartilhar vídeos do feito tornou-se uma tendência preocupante nas redes sociais, especialmente no TikTok. O desafio, conhecido como "chili challenge" ou "desafio da pimenta", já acumula mais de 200 milhões de visualizações na plataforma e levou algumas pessoas a sofrerem complicações de saúde.

 (REPRODUÇÃO/TIKTOK)

Casos de hospitalização

Um exemplo de consequências negativas é o caso da jovem Thais Medeiros, de 25 anos, que foi internada em fevereiro após inalar pimenta e sofrer uma forte reação alérgica. A jovem apresenta sequelas cerebrais e permanece hospitalizada. Além desse caso, dez crianças de uma escola em Massachusetts, nos Estados Unidos, foram internadas no início de abril após mascarem um chiclete chamado "Trouble Bubble", que usa oleoresina capsicum, o mesmo composto encontrado no spray de pimenta. O chiclete possui picância avaliada em 16 milhões de unidades na escala Scoville, muito mais elevada que a pimenta-bode, que possui cerca de 200 mil unidades.

Jovem foi para o hospital após comer chips muito apimentado
REPRODUÇÃO/TIKTOK/@ANGELA_B157

Ações das plataformas e alerta das autoridades

Em resposta a esses incidentes, o TikTok começou a sinalizar vídeos do desafio com um aviso de que "participar desta atividade pode resultar em ferimentos em você ou em outras pessoas". A polícia de Southborough, cidade onde ocorreu a hospitalização em massa das crianças, também emitiu um alerta sobre os riscos associados a esse tipo de desafio.

Outros desafios envolvendo pimentas

Além do desafio da pimenta, outros desafios semelhantes também têm causado preocupação. O "One Chip Challenge", por exemplo, consiste em comer um chip de tortilla feito com "duas das pimentas mais picantes do mundo". Uma jovem chamada Angela foi hospitalizada após aceitar o desafio e relatou, em um vídeo com mais de 10 milhões de visualizações no TikTok, que teve dificuldade para respirar e sofreu com dores intensas no estômago.

As autoridades alertam para os riscos envolvidos nesses desafios, principalmente devido às possíveis reações alérgicas aos alimentos picantes. É importante lembrar que, embora raras, as alergias podem ser desenvolvidas em qualquer momento da vida e podem causar complicações graves para a saúde.

Compartilhar a notícia

Para você
Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito
ECONOMIA

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito

Pagamento adicional beneficia mais de 1,6 milhão de trabalhadores excluídos do calendário regular por atraso de informações dos empregadores, com saques disponíveis até dezembro de 2025.

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros