Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Interior de SP pode ganhar novo roteiro turístico em antiga trilha indígena

Trilha ancestral usada por povos originários, o Caminho de Peabiru é avaliado por autoridades para se tornar roteiro turístico em cidades como Botucatu, Pardinho e Bofete

11/06/2025 às 20:43 por Redação Plox

Uma trilha com profundas raízes históricas e culturais pode ganhar um novo papel no cenário turístico do interior de São Paulo. Nesta quarta-feira (11), representantes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em conjunto com gestores municipais, realizaram uma visita técnica para avaliar o potencial turístico do Caminho de Peabiru.


Imagem Foto: Adriano Baracho/Reprodução

A rota ancestral, que atravessa o centro-oeste paulista, tem seu trajeto passando por cidades como Botucatu, Pardinho e Bofete. Cercada por paisagens naturais como o Complexo das Três Pedras, a trilha era utilizada por povos indígenas como via de ligação entre o litoral e o interior do continente.


Durante a visita, Leonardo Costa, assistente técnico da Secretaria de Turismo e Viagens, destacou que o objetivo é transformar o percurso em um roteiro turístico estruturado, com infraestrutura adequada para receber visitantes. A proposta inclui mapear o trajeto, desenvolver as rotas e promover o destino em eventos turísticos no Brasil e no exterior.


"Estamos resgatando uma parte significativa da história do nosso estado. Já temos cinco rotas identificadas em São Paulo, e o Caminho de Peabiru pode se juntar a elas como produto turístico consolidado", afirmou Costa.


A caminhada teve início no Complexo da Pedra do Índio, um dos principais atrativos naturais da região, e prosseguiu com atividades de mapeamento e articulação entre as administrações locais e o governo estadual.


A iniciativa também envolveu representantes das cidades que integram a região da Cuesta, com o intuito de alinhar estratégias para fortalecer o turismo regional. Costa ressaltou o preparo técnico dos profissionais envolvidos: "Há uma estrutura muito bem montada, com guias, agentes e operadoras de turismo prontos para atender turistas tanto do Brasil quanto do exterior".


A expectativa é que a transformação do Caminho de Peabiru em rota turística fortaleça o turismo de natureza, cultural e histórico, valorizando o legado dos povos originários e movimentando a economia local por meio da valorização do patrimônio e da história regional.


Compartilhar a notícia

Veja também
Bosque Festival reúne música, gastronomia e cerveja artesanal em Timóteo
LAZER

Bosque Festival reúne música, gastronomia e cerveja artesanal em Timóteo

Evento gratuito acontece nos dias 5 e 6 de setembro, com atrações musicais, food trucks, espaço kids e rótulos artesanais

Freepik
LAZER

Saiba como Conservar seus Panos de Prato Livres de Manchas, Encardidos e Mofo

O pano de prato é indispensável em qualquer cozinha, da profissional até a doméstica; mas é importante mantê-lo limpo para evitar contaminações

casa luxo minas gerais
LAZER

Empresário Anderson Franco mostra sua nova casa (castelo) em Ipatinga

Construção chama atenção pelo tamanho e luxo

semana santa
LAZER

Turismo religioso impulsiona economia em Minas Gerais

Segundo dados da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Minas Gerais ocupa o segundo lugar em turismo religioso, atrás apenas de São Paulo

para você
PIX
ECONOMIA

Tributos federais poderão ser pagos utilizando o Pix

Segundo o Governo, o contribuinte poderá pagar o Darf utilizando a ferramenta

aulas.jpg
EDUCAçãO

Aulas na rede estadual de Minas voltam na segunda-feira, anuncia Governo

Secretaria de Educação apresentou um programa de ensino a distância por meio de aplicativo e transmissão via emissora pública de televisão

Traída pela irmã, Gizelly Bicalho flagrou os dois na cama e será madrinha do casamento
FAMOSOS

Traída pela irmã, Gizelly Bicalho flagrou os dois na cama e será madrinha do casamento

Ex-BBB contou que superou a traição com ajuda de terapia e que irmã será madrinha de sua filha

Demitidos em home office pelo Itaú poderão receber até 10 salários extras
ECONOMIA

Demitidos em home office pelo Itaú poderão receber até 10 salários extras

Proposta inclui bônus fixo de R$ 9 mil e benefícios adicionais. Ex-funcionários decidirão em assembleia nesta quinta-feira (9/10)