Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Procon-MG aplica multa de R$ 11 milhões à Netflix por cláusulas abusivas

As principais irregularidades incluem publicidade enganosa, falta de informação adequada e a imposição de vantagens excessivas ao consumidor

11/07/2024 às 19:32 por Redação Plox

O Procon-MG, vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), aplicou uma multa administrativa de R$ 11 milhões à Netflix Entretenimento Brasil LTDA. A penalização resulta de diversas cláusulas abusivas presentes no contrato de prestação de serviços e nos termos de privacidade. As principais irregularidades incluem publicidade enganosa, falta de informação adequada e a imposição de vantagens excessivas ao consumidor.

Foto: Reprodução/Pixabay 

Cláusulas abusivas e privacidade

A decisão destacou que o contrato da Netflix isenta a empresa de responsabilidade em relação ao consumidor, o que contraria o Código de Defesa do Consumidor. Esse código estabelece que fornecedores e prestadores de serviços têm o dever de reparação em casos de infrações. Além disso, termos contratuais referentes à privacidade foram considerados abusivos, uma vez que permitem a divulgação ilimitada dos dados dos consumidores sem a anuência deles. O promotor de Justiça Fernando Abreu afirmou: "Ao fazer isso, o fornecedor incorre em infração, pois condiciona a contratação do serviço à cessão do direito de utilização de dados."

Desequilíbrio contratual

Fernando Abreu ressaltou que o consumidor não tem como requerer o fim da cessão de dados, evidenciando o desequilíbrio contratual e prejudicando o livre exercício dos direitos da personalidade. Antes da aplicação da multa, o Procon-MG realizou uma audiência com a empresa em 2023, propondo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi rejeitado pela Netflix.

Mudanças no contrato de prestação de serviço

Em maio de 2023, a Netflix comunicou aos assinantes sobre a cobrança de uma taxa por ponto adicional. A justificativa foi que seus serviços são destinados ao uso pessoal e intransferível, sendo devido o pagamento por ponto extra fora da residência principal. No entanto, a decisão administrativa apontou que uma pessoa pode ter múltiplas residências conforme o Código Civil. O promotor de Justiça afirmou que a redefinição do termo "residência" pela Netflix se afasta da concepção legal e prejudica o consumidor.

Críticas ao novo sistema de cobrança

O representante do MPMG comparou a situação ao uso de serviços de streaming de música, onde seria inviável utilizar o mesmo modelo adotado pela Netflix. Segundo ele, o novo sistema de cobrança contraria a própria publicidade da empresa, que preconiza: "Assista onde quiser". Fernando Abreu declarou: "É perfeitamente possível vedar, contratualmente, o compartilhamento de senhas e os acessos simultâneos. O que não se revela razoável, por ferir a legalidade, é o uso do termo 'residência' para restringir o acesso à plataforma, gerando prejuízo ao exercício do direito do consumidor."

Conceito de "Residência Netflix"

A decisão administrativa também condenou a criação do conceito de "Residência Netflix" nos termos de uso da empresa. Esse conceito permite que o serviço seja compartilhado apenas por pessoas que moram na mesma residência, definida por uma coleção de aparelhos conectados à mesma internet. Abreu criticou a definição, afirmando que ela ignora modernas compreensões de família, promove uma redefinição restritiva de residência e impõe a utilização da mesma conexão de internet, contrariando a própria publicidade da Netflix e os direitos dos consumidores.

Compartilhar a notícia

Veja também
Sebrae
GERAL

Sebrae Minas realiza seminário Mães Empreendedoras no Vale do Aço 

A venda dos ingressos será direcionada para compra de itens de higiene pessoal para doação a uma instituição social da região 

Sem tempo para chegar ao hospital, pai faz parto do filho em casa com ajuda dos bombeiros
GERAL

Sem tempo para chegar ao hospital, pai faz parto do filho em casa com ajuda dos bombeiros

Momento emocionante aconteceu em Uberlândia; orientação foi feita por telefone e bebê nasceu saudável

Santana do Paraíso abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos
GERAL

Santana do Paraíso abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos

Programa disponibiliza 500 vagas e prioriza animais de rua e sob cuidados de protetores independentes

dcdv
GERAL

Quatro benefícios que a IA traz para as empresas, segundo pesquisa

Automatização, otimização de processos e redução de falhas humanas são alguns avanços nas rotinas empresariais

para você
posse
POLíTICA

Marcos Vinicius é empossado presidente da Associação Mineira dos Municípios

Prefeito de Coronel Fabriciano coloca o Leste de Minas pela primeira vez à frente da entidade

Faculdade expulsa 12 alunos por apologia ao estupro durante evento esportivo
EDUCAçãO

Faculdade expulsa 12 alunos por apologia ao estupro durante evento esportivo

Estudantes usaram bandeira e cantaram hinos com teor machista e violento em competição universitária

Lula sanciona lei que muda prazo de idade mínima para deputados
POLíTICA

Lula sanciona lei que muda prazo de idade mínima para deputados

Nova regra permite que parlamentares tenham até 90 dias após a posse para completar 21 anos, o que pode viabilizar candidatura do filho de Arthur Lira

Emmy 2025 consagra 'The Pitt', 'The Studio' e 'Adolescência'
LAZER

Emmy 2025 consagra 'The Pitt', 'The Studio' e 'Adolescência'

Séries da HBO Max, Apple TV+ e Netflix dominaram a premiação e reforçaram o poder do streaming no Emmy 2025