Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bolsonaro reage a tarifaço de Trump e critica rumos do Brasil

Ex-presidente diz que ação dos EUA é reflexo do afastamento do país de seus compromissos históricos com a liberdade

11/07/2025 às 11:13 por Redação Plox

Na tarde desta quinta-feira (10), Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, usou as redes sociais para se posicionar sobre a decisão do governo norte-americano de impor novas tarifas ao Brasil. Em sua publicação, Bolsonaro expressou 'respeito e admiração' pelos Estados Unidos e comentou a medida com um tom de cautela, dizendo recebê-la com 'senso de responsabilidade'.


Imagem Foto: STF

A nova política tarifária foi anunciada por Donald Trump, atual presidente dos EUA, e provocou movimentações no cenário político brasileiro. Para Bolsonaro, a ação norte-americana representa uma reação direta ao que ele chamou de “afastamento do Brasil de seus compromissos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram a relação com o mundo livre”. Segundo o ex-presidente, medidas desse tipo não teriam ocorrido durante sua gestão.


Apesar de não mencionar diretamente nomes, Bolsonaro fez críticas veladas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), como de costume em suas declarações públicas. Ele também comentou a carta enviada por Trump a Lula, em que o julgamento de Bolsonaro no STF foi citado.


'O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões', publicou Bolsonaro.

Além disso, o ex-presidente pediu que os poderes instituídos do país ajam com urgência para restabelecer a normalidade institucional. Segundo ele, os sinais vindos dos Estados Unidos devem ser compreendidos como um aviso claro.


O contexto da fala de Bolsonaro se soma a uma série de reações à nova medida norte-americana, que estabelece tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros. Em resposta, o presidente Lula já indicou a possibilidade de aplicar medidas de reciprocidade, enquanto o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a regulamentação da Lei da Reciprocidade deve ser feita nos próximos dias. Um grupo de trabalho será formado pelo governo federal para definir os próximos passos da reação brasileira.


Compartilhar a notícia

Veja também
roberto jefferson
POLíTICA

Roberto Jefferson tem prisão mantida e é transferido para Bangu 8

O ex-deputado foi indiciado por quatro tentativas de homicídio

Deputados pressionam Hugo Motta após Senado rejeitar PEC da Blindagem
POLíTICA

Deputados pressionam Hugo Motta após Senado rejeitar PEC da Blindagem

Subtítulo: Parlamentares cobram resposta firme à recusa do Senado e ameaçam travar projetos e ações na CPI do INSS.

Destaques do dias
POLíTICA

Mudanças na Petrobras, vice de Bolsonaro e novas doses da vacina; destaque direto de Brasília

Outro destaque foi o anúncio de parceria entre Governo Federal e Google, em projeto de políticas para recuperação da aprendizagem

PMT
POLíTICA

Prefeito diz ao Plox que Timóteo acatará onda roxa

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 deve se reunir ainda hoje

para você
Bancos sofrem queda após STF indicar punição por sanções a Moraes
ECONOMIA

Bancos sofrem queda após STF indicar punição por sanções a Moraes

Sinalização de Flávio Dino sobre ordens internacionais gera instabilidade no mercado e afeta ações de grandes instituições financeiras

bitcoin
ECONOMIA

Criptomoedas: Bitcoin desvaloriza 13,9% em agosto

Para especialista, cenário ainda deve perdurar

FAMOSOS

Marido de Ivete Sangalo tem registro profissional suspenso

Cady apontou que manter o registro ativo poderia resultar em um conflito de interesses

ginastas na usipa
ESPORTES

Usipa inicia Projeto Ginastas Verdes em janeiro de 2021

O novo projeto pretende viabilizar o acesso de 60 crianças em situação de vulnerabilidade social a uma atividade esportiva que envolva a arte