Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Joyce Hasselmann envia carta a Trump com críticas a Lula e Bolsonaro

Ex-parlamentar responsabiliza líderes brasileiros por crise com tarifa dos EUA e pede postura neutra ao presidente americano

11/07/2025 às 21:16 por Redação Plox

A jornalista e ex-deputada federal Joyce Hasselmann divulgou nesta quinta-feira, dia 10, um vídeo em seu canal no YouTube no qual lê uma carta que foi endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O documento, redigido em inglês e português, foi encaminhado por email à Casa Branca e contém duras críticas aos ex-presidentes brasileiros Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Imagem Foto: Reprodução Youtube

No texto, Joyce responsabiliza os dois líderes pela atual crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, intensificada pela imposição de uma tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros. Segundo ela, setores como o de carnes, sucos e minérios serão fortemente impactados pela medida, o que pode acarretar prejuízos bilionários à economia nacional e a demissão em massa de trabalhadores.


Durante a leitura do documento, Joyce afirmou que Trump teria sido “induzido ao erro” ao ter se aproximado politicamente de Bolsonaro. Ela acusou o ex-presidente e seus familiares de envolvimento com práticas corruptas, milicianos, tentativa de golpe e disseminação de desinformação nos Estados Unidos. A jornalista também mencionou diretamente o deputado Eduardo Bolsonaro e o comunicador Paulo Figueiredo como responsáveis por parte dessa desinformação no exterior.


Ao se referir ao atual presidente Lula, Joyce criticou a aproximação do Brasil com os países dos Brics e a tentativa de criar uma moeda alternativa ao dólar. Para ela, essa retórica contribuiu para o isolamento internacional do Brasil e provocou retaliações por parte dos EUA. “Lula é um nanico perto de Trump”, declarou durante o vídeo.


A ex-parlamentar pediu que Trump adote uma postura de neutralidade diante do cenário político brasileiro, deixando de apoiar quaisquer dos lados polarizados e priorizando valores como liberdade, democracia e transparência. Ela incentivou ainda que outros cidadãos brasileiros também enviem mensagens semelhantes à Casa Branca como forma de participação democrática.


'Só existem dois culpados para esse tarifaço: Bolsonaro e Lula. É a eterna gangorra do ruim com o pior', afirmou Joyce Hasselmann

ao concluir seu discurso.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Oposição se posiciona sobre “gabinete da ousadia” do PT e pode convocar ministro da Secom

Os desdobramentos do caso podem levar a uma convocação formal do ministro interino da Secom para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento e os objetivos do grupo.

Prazo final para Bolsonaro se explicar ao STF sobre violações
POLíTICA

Prazo final para Bolsonaro se explicar ao STF sobre violações

Defesa do ex-presidente tem até esta sexta-feira para se manifestar sobre possíveis quebras de medidas cautelares impostas no inquérito do golpe de 2022

Bolsonaro pede atendimento médico domiciliar após nova crise de soluços
POLíTICA

Bolsonaro pede atendimento médico domiciliar após nova crise de soluços

Ex-presidente enfrenta agravamento de sintomas e solicita visita médica enquanto cumpre prisão domiciliar

POLíTICA

Janja quebra protocolo e vai cumprimentar Macron com entusiasmo

Primeira-dama se destacou ao interagir diretamente com o presidente francês durante recepção no Rio de Janeiro.