Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Trump sinaliza que pode conversar com Lula após tensão por tarifas

Presidente dos EUA disse que pode dialogar com Lula, mas em outro momento; elogiou Bolsonaro e criticou o STF

11/07/2025 às 17:06 por Redação Plox

Em meio à crescente tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos, o presidente americano Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (11) que está aberto à possibilidade de conversar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não imediatamente. A declaração foi feita a repórteres em frente à Casa Branca, dias após o anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.


Imagem Foto: Agência Brasil

$&&$“Em algum momento posso falar com Lula, mas não agora”$, disse o republicano, sem detalhar quando esse possível diálogo poderia ocorrer.

Trump também voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, demonstrando afinidade com o ex-chefe de Estado brasileiro. $&&$“Bolsonaro era muito duro em negociações. Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito duro, mas ele também era muito honesto. E eu sei reconhecer quem é honesto e quem é desonesto”$, declarou.

O republicano considerou injusta a maneira como o Brasil tem tratado Bolsonaro, atualmente réu em processo no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O STF, aliás, foi criticado pelo próprio Trump na carta oficial em que comunicou as novas tarifas comerciais ao Brasil.


Sobre outros temas da política internacional, Trump mencionou a imposição de tarifas de 35% ao Canadá, revelando que a medida foi, segundo ele, “razoavelmente bem recebida”. O presidente americano disse ter recebido uma ligação de autoridades canadenses após o anúncio, mas não deu detalhes sobre o conteúdo da conversa. Acrescentou ainda que eventuais exceções às tarifas estão sendo consideradas: “Veremos”.


Trump também enviou um recado aos demais países que aguardam definição sobre tarifas comerciais, pedindo que continuem se esforçando por acordos bilaterais: “Continuem trabalhando duro”, afirmou.


Na área econômica, voltou a atacar Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), alegando que as taxas de juros americanas deveriam estar três pontos percentuais mais baixas. No entanto, apesar das críticas, descartou a demissão de Powell: $&&$“Não farei”$, respondeu de forma enfática.

As falas de Trump ocorrem em um momento em que o governo Lula busca apoio internacional contra as tarifas impostas e tenta contornar a crise diplomática com os Estados Unidos.


Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Equipe do Samu realiza parto de emergência dentro de ambulância em Timóteo

Gestante entrou em trabalho de parto em casa e deu à luz durante o trajeto para o hospital; mãe e bebê passam bem

fbvbf
GERAL

Prefeitura de Ipatinga anuncia medidas para reparo de escola afetada por temporal

Esforços concentrados para restauração rápida da Escola Municipal Hugo Duarte

bombeira.jpg
GERAL

Bombeira de 31 anos morre durante combate a incêndio florestal

Marizelli Armelinda Dias foi atingida por uma árvore e por fios de alta tensão

Aplicativo para agilizar atendimento a ocorrências, RJ 193 é lançado pelos Bombeiros
GERAL

Aplicativo para agilizar atendimento a ocorrências, RJ 193 é lançado pelos Bombeiros

Plataforma identifica localização do usuário e permite solicitar socorro pelo celular; serviço 193 continua ativo

para você
Padilha
POLíTICA

Governo Lula usa linguagens neutras em eventos de posse ministerial

Posse dos ministros das Relações Institucionais, da Fazenda, dos Direitos Humanos, da Cultura e das Mulheres contou com uso da linguagem

Saúde mental: Andressa Urach enfrenta grave crise e revela transtorno em desabafo
FAMOSOS

Saúde mental: Andressa Urach enfrenta grave crise e revela transtorno em desabafo

Em meio a crises de ansiedade e depressão, Andressa Urach cancela compromissos e expõe luta contra transtorno borderline

Naobonu Fijii
ESPORTES

Levantador da seleção japonesa de vôlei morre aos 31 anos

Atleta fazia tratamento contra um câncer no estômago

SAúDE

Embolização: saiba novo procedimento ao qual Lula será submetido

Presidente será submetido ao procedimento na quinta-feira (12) para interromper sangramento causado por acidente doméstico ocorrido em outubro