Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Inflamação X emagrecimento: nutricionista Gislaine Faria faz alerta no PodPlox

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

11/08/2023 às 21:41 por Redação Plox

A nutricionista Gislaine Faria faz um alerta sobre um problema silencioso: a inflamação crônica. Sabia que esse pode ser o motivo da sua dificuldade de perder peso? E também pode ser a causa de alguns problemas diários que te incomodam, mas que você já se acostumou e acha que é normal. Por exemplo: gases, azia, refluxo, prisão de ventre ou diarreia; cansaço constante sem explicação, suor com mau cheiro; queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, inchaço e retenção de líquidos; sobrepeso/obesidade, excesso de celulites, pouca massa muscular/definição, TPM excessiva e fluxo menstrual intenso. Segundo Gislaine, essa inflamação é silenciosa até que um dia começam a aparecer as doenças. Se você quer entender melhor os sinais que o seu está transmitindo e mudar os hábitos, acompanhe o bate-papo!


 

Veja abaixo as principais orientações da nutricionista Gislaine Faria sobre a inflamação crônica.

O que é inflamação crônica?

A inflamação crônica é uma soma de um sistema imune deficiente (cronicamente ativado) + acúmulo de toxinas (baixa capacidade de desintoxicação). Essa inflamação é silenciosa e vai lentamente afetando seus órgãos e gerando aqueles sintomas diários que te incomodam, mas que você já se acostumou e acha que é normal. Até que um dia começam a aparecer as DOENÇAS. Então sim, você já pode estar INFLAMADA mesmo com “exames normais”. E você não precisa esperar os exames alterarem para começar a se cuidar. Portanto, pra saber se você está inflamada e qual o GRAU da sua inflamação, basta observar seus SINAIS E SINTOMAS e a frequência com que eles aparecem - é todo dia? Toda semana? Quase nunca? - isso importa! Quanto MENOS sintomas, MENOS inflamada você está.

Sintomas que merecem atenção
▪️Você está frequentemente com distensão abdominal, gases, azia, refluxo, prisão de ventre ou diarreia? Seu intestino está sofrendo! 
▪️Acorda enjoada (tipo ressaca), tem dores de cabeça, fadiga/cansaço constante sem explicação, seu suor tem um mau cheiro, desperta de madrugada, gosto ruim (metálico) na boca? Seu fígado está pedindo socorro!
▪️Queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, pouco suor mesmo em um treino intenso, inchaço e retenção de líquidos, calcanhar rachado, pele do corpo mais ressecada? Sua tireoide precisa de atenção!
▪️Alterações de humor frequente, tendência a ansiedade e/ou apatia, descontrole alimentar, baixa memória e concentração, baixa libido? Neuroinflamação.
▪️Está com sobrepeso/obesidade, tem muita gordura localizada e excesso de celulites, tem pouca massa muscular/definição, TPM excessiva e fluxo menstrual intenso? Seus hormônios estão desregulados (principalmente estrogênio e insulina).
Tem muitos outros sintomas de inflamação, mas esses são BÁSICOS que você deve observar diariamente. Se eles são FREQUENTES, é o seu corpo te avisando que você precisa AGIR.

Consequências da inflamação
Doenças cardíacas: A inflamação crônica pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos e contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral. 
Doenças metabólicas: A inflamação crônica está associada ao desenvolvimento de condições como diabetes tipo 2, resistência à insulina e obesidade, devido à interferência na regulação hormonal e no metabolismo. 
Doenças autoimunes: A inflamação crônica pode desencadear e agravar doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus e doença de Crohn, devido ao sistema imunológico atacando erroneamente os próprios tecidos do corpo Envelhecimento precoce: Envelhecimento precoce: A inflamação crônica acelera o processo de envelhecimento, contribuindo para o aparecimento de rugas, pele opaca, perda de elasticidade e aumento da fragilidade óssea. 
Comprometimento da saúde mental: A inflamação crônica pode afetar o funcionamento do cérebro, aumentando o risco de depressão, ansiedade e problemas  cognitivos, como dificuldade de concentração e perda de memória.

Rotina matinal anti-inflamatória
Tomar banho assim que acordar.
Raspar a língua.
Tomar 700ml de água em jejum.
Shot ou chá anti-inflamatório.
Além da rotina matinal, devemos cuidar do nosso ciclo circadiano, da nossa alimentação e praticar alguma atividade física.

Biografia
Gislaine Faria é nutricionista e mentora de nutricionistas com expertise em desinflamação e emagrecimento feminino. Atende em consultório há 12 anos e durante essa trajetória já atendeu mais de 4.000 pacientes. Destaca como que os principais valores são os resultados que geram a transformação da saúde e blindam a autoestima das mulheres.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Pfizer desenvolve pílula para emagrecimento e planeja lançamento

Novo medicamento promete conveniência e menos efeitos colaterais

Especialista alerta: uso de creatina sem orientação pode ser perigoso
SAúDE

Especialista alerta: uso de creatina sem orientação pode ser perigoso

Nutricionista reforça que suplementação só traz benefícios com treino adequado, alimentação correta e acompanhamento profissional

Belo Horizonte amplia vacinação contra covid em horário noturno
SAúDE

Belo Horizonte amplia vacinação contra covid em horário noturno

Novos postos funcionam nas faculdades UNA-BH e Faminas-BH; veja endereços

PMT
SAúDE

Prefeitura de Timóteo inaugura UBS que beneficiará mais de 10 mil moradores

A solenidade de inauguração na manhã desta sexta-feira contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti

para você