Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Brasil e China avançam em protocolo para certificação sustentável de carne e soja

Acordo pretende alinhar rastreabilidade e selos ambientais para facilitar exportações ao mercado chinês

11/08/2025 às 12:39 por Redação Plox

Em meio ao impacto do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, Brasil e China avançam nas negociações para criar um protocolo bilateral de certificação e rastreabilidade de produtos agropecuários, com destaque para carne bovina e soja.


Imagem Foto: Presidência

O plano prevê que os dois países adotem um mecanismo de reconhecimento mútuo para certificações ambientais, permitindo que selos brasileiros, como 'Carne Carbono Neutro' e 'Soja de Baixo Carbono', sejam oficialmente aceitos pelas autoridades e empresas chinesas. A intenção é facilitar exportações, valorizar produtos e reduzir barreiras não tarifárias.


Entre as ações propostas estão a integração de sistemas digitais de rastreamento, uso de QR codes com dados ambientais e compartilhamento de bases de informações. As metodologias incluirão métricas de emissões, uso de solo, manejo sustentável e bem-estar animal.


O tema foi discutido em junho, durante missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária à China, que contou com a participação da Embrapa e da ApexBrasil. Representantes brasileiros se reuniram com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, a Academia Chinesa de Ciências Agrárias e empresas como Syngenta China e Tencent, especializadas em rastreabilidade e medição de carbono.


A estatal chinesa Cofco Meat Investment demonstrou interesse em criar rotas de fornecimento de carne brasileira certificada, usando padrões da Embrapa e ferramentas já utilizadas por frigoríficos no país. No caso da soja, produtos como óleos e proteínas vegetais também passam a enfrentar exigências de rastreabilidade ambiental, colocando programas brasileiros como o Selo ABC+ e o Soja Plus no radar do protocolo.


O Brasil, maior exportador de alimentos do mundo, e a China, maior consumidora, mantêm uma relação comercial intensa: em 2024, os chineses compraram 51,3% da carne exportada pelo Brasil, número que subiu para 57% em julho deste ano. Paralelamente às negociações, a China mantém aberta uma investigação de salvaguarda sobre importações de carne bovina, que pode, no futuro, resultar em medidas protetivas como tarifas adicionais ou cotas. O prazo dessa análise foi estendido para 26 de novembro.


Enquanto o protocolo bilateral é estruturado, uma visita técnica de autoridades chinesas ao Brasil está prevista ainda para este ano, para verificar de perto as tecnologias e sistemas locais. A expectativa é que o acordo antecipe exigências ambientais que tendem a se tornar padrão no comércio internacional nos próximos anos.


Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

PIB de Minas Gerais supera R$ 1 trilhão e cresce acima da média nacional

Estado registra avanço econômico de 3,1% em 2023, superando o crescimento econômico brasileiro

Com a chegada do frio, confira dicas da Cemig para economizar energia
ECONOMIA

Com a chegada do frio, confira dicas da Cemig para economizar energia

Com frente fria prevista a partir desta sexta (30), companhia orienta sobre uso consciente da eletricidade para evitar alta na conta de luz

azeite.jpg
ECONOMIA

Total de 33 marcas de azeite são suspensas pelo Ministério da Agricultura

suspensão acontece porque foram identificadas adulterações nos produtos, em que 59 lotes estavam fraudados

crédito: Reprodução/Youtube
ECONOMIA

Sorteios acumulados da Caixa prometem milhões em prêmios nesta semana

A retomada dos sorteios pós-Carnaval traz expectativa para apostadores com prêmios milionários em jogo

para você
LAZER

'Bambi' ganha trailer de live-action com animais reais e estreia em março

Versão autêntica do clássico infantil promete emoção com cenas gravadas na natureza e personagens icônicos como Tambor e outros animais

SAúDE

Fiocruz aponta aumento de casos de Covid-19 e alerta para idosos e SRAG no Brasil

Tendência de alta no final de 2024 preocupa especialistas e reforça a necessidade de cuidados nas festas de fim de ano.

Interpol
POLíCIA

Foragido da Justiça de Ipatinga é preso nos EUA e será deportado nos próximos meses

O Promotor de Justiça Jonas Monteiro enxerga essa prisão com bons olhos e que demonstra a capacidade das autoridades brasileiras

Renata Vanzetto se manifesta após comparar audiência com MasterChef
FAMOSOS

Renata Vanzetto se manifesta após comparar audiência com MasterChef

Após afirmar que seu reality superou todas as temporadas do MasterChef, chef Renata Vanzetto pede desculpas e explica declaração durante evento da Globo.